Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG2010 - Psicologia do Desenvolvimento
Developmental Psychology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de identificar o objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento; caracterizar as principais etapas do desenvolvimento humano; descrever processos de desenvolvimento das capacidades humanas nas diversas fases do ciclo da vida; identificar contextos significativos para o desenvolvimento; estabelecer pricípios de promoção do desenvolvimento e prevenção de transtornos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1359659 - Patricia Leila dos Santos
 
Programa Resumido
Objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento. Principais etapas do desenvolvimento. Desenvolvimento das capacidades humanas nas diversas fases do ciclo da vida. Contextos significativos para o desenvolvimento. Desenvolvimento e preservação de transtornos.
 
 
 
Programa
 - A Psicologia do Desenvolvimento: bases conceituais e metodologia de pesquisa; uma teoria do desenvolvimento no ciclo da vida humana.
- Áreas do desenvolvimento: cognitiva, afetiva e social.
- Do nascimento aos 6 anos: Desenvolvimento físico, psicomotor, cognitivo, social e emocional; liguagem e comunicação; processos de socialização em diferentes contextos; transtornos do desenvolvimento; questões relativas à promoção do desenvolvimento saúdavel na infância.
- A criança de 6 a 12 anos: desenvolvimento cognitivo; a criança e a escola; relações interpessoais, cognição social e desenvolvimento moral; desenvolvimento da personalidade; principais transtornos do desenvolvimento; questões relativas à promoção do desenvolvimento saudável na meninice.
- Adolescência e formação da identidade.
- Desenvolvimento na vida adulta
- A velhice: mudanças cognitivas e psicossociais no envelhecimento normal; o idoso, a família e a comunidade; questões relativas à saúde e qualidade de vida na idade avançada.
- Abordagem da Psicopatologia do Desenvolvimento: fatores de risco, mecanismos de proteção e resiliência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
(a) duas provas escritas
(b) seminários - apresentação oral e relatório escrito sobre as etapas evolutivas no ciclo vital, envolvendo trabalho de campo.
Critério
A avaliação será feita com base no desempenho do aluno em duas provas escritas e na apresentação oral de um seminário acompanhado de um texto escrito. As três atividades terão igual peso na média final. Os critérios da aprovação e recuperação na disciplina seguem as normas da FMRP-USP, destacando-se que a aprovação final requer que o aluno tenha frequência mínima de 70% e nota final mínima de 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação será avaliado por meio de trabalho escrito sobre tema indicado pelo coordenador da disciplina, mais prova escrita envolvendo todo o conteúdo da disciplina. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre,  Artes Médicas.

BEE, H. (2003). A Criança em Desenvolvimento. (Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese). Porto Alegre: Artmed, 9ª Ed.

BRONFENBRENNER, U. (1996). A Ecologia do Desenvolvimento Humano: Experimentos Naturais e Planejados. Porto Alegre: Artes Médicas.

COLE, M. & COLE, S.R. (2004). O Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Porto Alegre: Artmed.

COLL, C., MARCHESI, A. & PALACIOS, J. (Org.) (2004). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia da Educação Escolar. (Trad. Fátima Murad) Porto Alegre: Artmed, 2ª Ed.

CREPALDI, M.A.; LINHARES, M.B.M. & PEROSA, G.B. (2006) Temas em Psicologia Pediátrica. São Paulo: Casa do Psicólogo.

NEWCOMBE, N. Desenvolvimento Infantil. Abordagens de Mussen. 8ª ed. Porto Alegre, Artes Médicas.

PAPALIA, D.E. & OLDS, S.W. (2000). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 7ª Ed.

DIANE E.PAPALIA E RUTH DUSKIN FELDMAN. Desenvolvimento Humano. Artmed (AMGH) ISBN 97885-8055-216-4
 

Clique para consultar os requisitos para RCG2010

Clique para consultar o oferecimento para RCG2010

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP