Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de identificar o objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento; caracterizar as principais etapas do desenvolvimento humano; descrever processos de desenvolvimento das capacidades humanas nas diversas fases do ciclo da vida; identificar contextos significativos para o desenvolvimento; estabelecer pricípios de promoção do desenvolvimento e prevenção de transtornos.
Objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento. Principais etapas do desenvolvimento. Desenvolvimento das capacidades humanas nas diversas fases do ciclo da vida. Contextos significativos para o desenvolvimento. Desenvolvimento e preservação de transtornos.
- A Psicologia do Desenvolvimento: bases conceituais e metodologia de pesquisa; uma teoria do desenvolvimento no ciclo da vida humana. - Áreas do desenvolvimento: cognitiva, afetiva e social. - Do nascimento aos 6 anos: Desenvolvimento físico, psicomotor, cognitivo, social e emocional; liguagem e comunicação; processos de socialização em diferentes contextos; transtornos do desenvolvimento; questões relativas à promoção do desenvolvimento saúdavel na infância. - A criança de 6 a 12 anos: desenvolvimento cognitivo; a criança e a escola; relações interpessoais, cognição social e desenvolvimento moral; desenvolvimento da personalidade; principais transtornos do desenvolvimento; questões relativas à promoção do desenvolvimento saudável na meninice. - Adolescência e formação da identidade. - Desenvolvimento na vida adulta - A velhice: mudanças cognitivas e psicossociais no envelhecimento normal; o idoso, a família e a comunidade; questões relativas à saúde e qualidade de vida na idade avançada. - Abordagem da Psicopatologia do Desenvolvimento: fatores de risco, mecanismos de proteção e resiliência.
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre, Artes Médicas. BEE, H. (2003). A Criança em Desenvolvimento. (Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese). Porto Alegre: Artmed, 9ª Ed. BRONFENBRENNER, U. (1996). A Ecologia do Desenvolvimento Humano: Experimentos Naturais e Planejados. Porto Alegre: Artes Médicas. COLE, M. & COLE, S.R. (2004). O Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Porto Alegre: Artmed. COLL, C., MARCHESI, A. & PALACIOS, J. (Org.) (2004). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia da Educação Escolar. (Trad. Fátima Murad) Porto Alegre: Artmed, 2ª Ed. CREPALDI, M.A.; LINHARES, M.B.M. & PEROSA, G.B. (2006) Temas em Psicologia Pediátrica. São Paulo: Casa do Psicólogo. NEWCOMBE, N. Desenvolvimento Infantil. Abordagens de Mussen. 8ª ed. Porto Alegre, Artes Médicas. PAPALIA, D.E. & OLDS, S.W. (2000). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 7ª Ed. DIANE E.PAPALIA E RUTH DUSKIN FELDMAN. Desenvolvimento Humano. Artmed (AMGH) ISBN 97885-8055-216-4