Introduzir o aluno na linguagem científica através de uma visão geral da experimentação e das várias formas de planejamento de pesquisa, tendo como objetivo terminal, instrumentalizar o aluno para elaborar projetos de pesquisa, redigir e apresentar relatórios de pesquisa, segundo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Desenvolvimento de habilidades para escrever um projeto de pesquisa. Iniciação à pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Noções de estatística. Ética e pesquisa. Normas de citações e referências bibliográficas. Comunicação científica: oral e escrita. Normas para a elaboração e comunicação de trabalhos científicos conforme normas da ABNT.
1. O que é pesquisa? Por que fazer pesquisa? Por que elaborar um projeto de pesquisa?2. Como formular um problema de pesquisa3. Como construir uma hipótese4. Variáveis: qualitatitas, quantitativas, dependentes e independentes5. Classificação das pesquisas: · Estudos de caso· Bibliográficas· Descritivas· Observacionais· Correlacionais· Estudos prospectivos e retrospectivos· Experimentais· De grupo · De sujeito único6. Como redigir o projeto de pesquisa7. Tempo e custo do projeto8. Ética e pesquisa9. Procedimentos estatísticos10. Normas de citações e referências bibliográficas (ABNT)11. Órgãos financiadores
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