- Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre os conceitos psicomotores e sua aplicação nas áreas de educação e saúde. - Capacitar o aluno a avaliar e desenvolver uma prática de educação psicomotora nos diferentes níveis do desenvolvimento humano.
Psicomotricidade e aplicações em diferentes níveis do desenvolvimento humano
- Tônus e equilíbrio: córtex somatosensório, proprioceptores, controle medular das unidades motoras, tratos motores descendentes, sistema ativador medial, sistema ativador lateral, tratos ativadores inespecíficos, sistema vestibular, núcleos da base e cerebelo; - Dominância lateral e lateralidade: especialização hemisférica, consciência e processamento sensório, comissuras cerebrais, desconexão hemisférica, estratégias de percepção global e específica, influências ambientais, diferenças entre sexos; - Esquema e imagem corporal: o corpo na percepção da antropologia, fisiologia, síndrome do membro fantasma, esquema corporal, imagem corporal, estrutura fisiológica, estrutura libidinal, estrutura sociológica, imagem corporal na criança, imagem corporal na adolescência, imagem corporal e velhice, rolfing e imagem, síndrome de Turner, teste do espelho; - Orientação espacial e temporal: percepção, relações espaciais, anatomia da percepção, percepção espacial, lobo frontal, área temporoparietal, lesão temporoparietal, lesões no córtex cerebral parietal posterior, síndrome da indiferença; - Desenvolvimento humano: desenvolvimento neuropsicomotor normal, desenvolvimento postural pré-natal, fecundação, biomecânica do desenvolvimento, reflexos primitivos, mielinização, desenvolvimento sensório motor, coluna cervical, cintura escapular, coluna torácica, quadril, coluna lombar, joelhos, engatinhar, sentado para gato ou quadrúpede, marcha, arco plantar, andar; - Técnicas de relaxamento: neurofisiologia do relaxamento muscular, importância da respiração, interferência em diversos sistemas, tipos de relaxamentos, técnicas específicas.
BRIEGHEL-MÜLLER, G. Eutonia e relaxamento.São Paulo Summus Editorial 1998 FERREIRA, C. A. M. (org) psicomotricidade: da educação infantil a gerontologia - teoria e prática. São Paulo: Louvise. 2000, 178 p. FERREIRA, C. A. M. et al Psicomotricidade clínica. São Paulo: Louvise, 2002. HERREN, H.; HERREN, M. P. Estimulação psicomotora precoce. Porto Alegre, Artes Médicas, 1989. LAPIERRE, A. A Simbologia do Movimento. Psicomotricidade e Educação. Artes Médicas, 1987. LE BOULCH, J. Rumo a uma ciência do movimento humano. Artes Médicas, Porto Alegre, 1987. Meadows, L., Sue Raine, Mary Lynch-Ellerington; Bobath Concept: Theory and Clinical Practice in Neurological Rehabilitation. 1 ed. RAPPAPORT, C.L. Psicologia do desenvolvimento, EPU, São Paulo, 1981 SANDOR, P et al. Técnicas de Relaxamento. Ed. Vetor, São Paulo, 1982.