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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG2012 - Psicomotricidade
Psychomotricity

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
- Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre os conceitos psicomotores e sua aplicação nas áreas de educação e saúde.
- Capacitar o aluno a avaliar e desenvolver uma prática de educação psicomotora nos diferentes níveis do desenvolvimento humano.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2186102 - João Eduardo de Araujo
 
Programa Resumido
Psicomotricidade e aplicações em diferentes níveis do desenvolvimento humano
 
 
 
Programa
- Tônus e equilíbrio: córtex somatosensório, proprioceptores, controle medular das unidades motoras, tratos motores descendentes, sistema ativador medial, sistema ativador lateral, tratos ativadores inespecíficos, sistema vestibular, núcleos da base e cerebelo;
- Dominância lateral e lateralidade: especialização hemisférica, consciência e processamento sensório, comissuras cerebrais, desconexão hemisférica, estratégias de percepção global e específica, influências ambientais, diferenças entre sexos;
- Esquema e imagem corporal: o corpo na percepção da antropologia, fisiologia, síndrome do membro fantasma, esquema corporal, imagem corporal, estrutura fisiológica, estrutura libidinal, estrutura sociológica, imagem corporal na criança, imagem corporal na adolescência, imagem corporal e velhice, rolfing e imagem, síndrome de Turner, teste do espelho;
- Orientação espacial e temporal: percepção, relações espaciais, anatomia da percepção, percepção espacial, lobo frontal, área temporoparietal, lesão temporoparietal, lesões no córtex cerebral parietal posterior, síndrome da indiferença;
- Desenvolvimento humano: desenvolvimento neuropsicomotor normal, desenvolvimento postural pré-natal, fecundação, biomecânica do desenvolvimento, reflexos primitivos, mielinização, desenvolvimento sensório motor, coluna cervical, cintura escapular, coluna torácica, quadril, coluna lombar, joelhos, engatinhar, sentado para gato ou quadrúpede, marcha, arco plantar, andar;
- Técnicas de relaxamento: neurofisiologia do relaxamento muscular, importância da respiração, interferência em diversos sistemas, tipos de relaxamentos, técnicas específicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Uma prova teórica.
Critério
- Nota maior ou igual a 5,0 e 70% de freqüência
Norma de Recuperação
Prova teórica dissertativa, agendada de acordo com o calendário escolar, incluindo toda a matéria lecionada no semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
BRIEGHEL-MÜLLER, G. Eutonia e relaxamento.São Paulo Summus Editorial 1998 FERREIRA, 
C. A. M. (org) psicomotricidade: da educação infantil a gerontologia - teoria e prática. São Paulo: Louvise. 2000, 178 p.
FERREIRA, C. A. M. et al Psicomotricidade clínica. São Paulo: Louvise, 2002. 
HERREN, H.; HERREN, M. P. Estimulação psicomotora precoce. Porto Alegre, Artes Médicas, 1989. 
LAPIERRE, A. A Simbologia do Movimento. Psicomotricidade e Educação. Artes Médicas, 1987. 
LE BOULCH, J. Rumo a uma ciência do movimento humano. Artes Médicas, Porto Alegre, 1987. 
Meadows, L., Sue Raine, Mary Lynch-Ellerington; Bobath Concept: Theory and Clinical Practice in Neurological Rehabilitation. 1 ed.
RAPPAPORT, C.L. Psicologia do desenvolvimento, EPU, São Paulo, 1981 
SANDOR, P et al. Técnicas de Relaxamento. Ed. Vetor, São Paulo, 1982.



 

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