Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG2033 - Práticas Orientadas III
Guided Practice III

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Apresentar aos estudantes as possibilidades de aplicação e utilização dos recursos terapêuticos de intervenção do terapeuta ocupacional, nos diferentes locais e áreas de atuação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3522126 - Maria Paula Panuncio Pinto
3223241 - Regina Yoneko Dakuzaku Carretta
 
Programa Resumido
- Observações sistemáticas desenvolvidas nos projetos de extensão realizados pelo Curso de Terapia Ocupacional da FMRP-USP para reconhecimento dos recursos e possibilidades de intervenção do terapeuta ocupacional. - Tutorias para relato e discussão das práticas realizadas.
 
 
 
Programa
- Prática orientada de observação da aplicação de recursos e possiblidades de intervenção na Terapia Ocupacional - Relação teórico-metodológica da aplicação dos recursos em terapia ocupacional - Tutorias para discussão das observações realizadas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários e relatório das observações sistemáticas na plataforma Moodle
Critério
- Atitudinal: assiduidade, pontualidade, responsabilidade, cooperação, comunicação, iniciativa. Todas as observações previstas devem ser realizadas presencialmente por todos os estudantes. Participação nas tutorias, entrega do relatório e respeito aos prazos. - Cognitiva: apresentação das práticas (seminários e relatórios). Serão considerados: clareza, organização; análise-síntese, cumprimento de roteiros pré-definidos, reconhecimento dos sujeitos de intervenção do terapeuta ocupacional, em diferentes locais e áreas de atuação. Relatório das observações sistemáticas. - Procedimental: reconhecer e utilizar terminologias técnicas em relação aos procedimentos de intervenção terapêutico ocupacionais observados nas práticas orientadas.
Norma de Recuperação
A recuperação deve ocorrer de forma a garantir o processo de aprendizagem através de mecanismos programados em projetos que possam claramente identificar as defasagens ou dificuldades dos alunos e ações para saná-las.
 
Bibliografia
     
ALVES, V. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.9, n.16, p.39-52, set.2004/fev.2005. AOTA. Occupational Therapy Practice. Framework: Domain & Process. 2nd. The American Journal Occupational Therapy. Nov/Dec 2008, volume 63, n. 6. 625-683 CAMPOS, G.W.S, DOMITTI, A.C. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23(2):399-407, fev, 2007 CARDOSO, J. Sexualidade na doença crônica e na deficiência física. Rev Port Clin Geral 2004;20:385-94 CARLETTO, D. G. S. ET al. Estrutura da prática da terapia ocupacional: domínio e processo – Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba – MG, v.3. n.2, p. 57-147, jul/dez. 2010. DANNA, Matos. Ensinando observação: uma introdução. São Paulo: Edicon, 1984 DE CARLO, Marysia Mara R. Prado & BARTALOTTI, Celina Camargo. Caminhos da terapia ocupacional. In: M. M. R. P. De Carlo e C. C. Bartalotti (ORGs) Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. 2ª. Ed. São Paulo: Plexus, 2001. FIORATI, R.C.; SAEKI, T. A inserção da reabilitação psicossocial nos serviços extra-hospitalares de saúde mental: o conflito entre racionalidade instrumental e racionalidade prática. In: Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 22, n. 1, p. 76-84, jan./abr. 2011. LOPES, R.E.; SILVA, C.R.; MALFITANO, A.P. ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE DE GRUPOS POPULARES URBANOS NO BRASIL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: APONTAMENTOS HISTÓRICOS. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.23, p. 114–130, set. 2006 - ISSN: 1676-2584. MEDEIROS, Maria Heloísa da Rocha. Terapia ocupacional: um enfoque epistemológico e social. São Carlos: EdUFSCAR, 2003 (pp 61-106). VIANA, A.L. ET AL. Atenção básica e dinâmica urbana nos grandes municípios paulistas, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24 Sup 1:S79-S90, 2008 VIEIRA FILHO, N.G.; NOBREGA, S.M. A atenção psicossocial em saúde mental: contribuição teórica para o trabalho terapêutico em rede social. Estudos de Psicologia 2004, 9(2), 373-37.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG2033

Clique para consultar o oferecimento para RCG2033

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP