Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG2037 - Imunologia
Immunology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
1. Fornecer ao aluno as bases teóricas para se definir os constituintes do sistema imunológico; 2. Definir as funções dos leucócitos e moléculas do sistema imunológico; 3. Integrar as funções dos leucócitos e moléculas do sistema imunológico, estabelecendo os mecanismos de ação desses constituintes; 4. Fornecer as bases imunológicas para se compreender mecanismos relacionados com proteção contra doenças infecciosas, tumores, e as bases imunológicas que regem o desenvolvimento de doenças autoimunes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1934907 - Vania Luiza Deperon Bonato
 
Programa Resumido
Apresentação dos constituintes e das características das células e moléculas do sistema imunológico. Definição de mecanismos de ativação e efetuação das respostas imunes inatas e adaptativas. Integração dos mecanismos efetores que contribuem para a proteção contra doenças infecciosas e tumores. Identificação das bases imunológicas e mecanismos envolvidos no desenvolvimento de doenças autoimunes.
 
 
 
Programa
Aula: Introdução ao Sistema Imune (SI) Aula: Imunidade inata e inflamação Aula: Moléculas de reconhecimento do SI: Imunoglobulinas Aula: Sistema Complemento Aula: Moléculas de reconhecimento do SI: Complexo Principal de Histocompatibilidade e Receptor da Célula T Aula: Repertório de Linfócitos Aula: Ativação de Linfócitos T Aula: Ativação de Linfócitos B Aula: Resposta Imune a Patógenos Aula: Hipersensibilidade tipo I Aula: Hipersensibilidades II, II e IV Aula: Tolerância e Autoimunidade Aula: Resposta imunológica contra tumores Aula: Transplantes
 
 
 
Avaliação
     
Método
O desempenho na disciplina será avaliado por meio de duas avaliações teóricas de peso 1 (um), cada uma.
Critério
A nota final deverá ser igual ou superior a 5 (cinco), além de 70% de frequência nas aulas.
Norma de Recuperação
Possuir nota final entre 3,0 e 4,9 e 70% de frequência. A nota final será calculada e definida como média entre a nota obtida entre as duas avaliações (média) e a nota da prova de recuperação, sendo aprovado o aluno que atingir média final igual ou superior a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
Imunologia Celular e Molecular. 8a edição. Abul K. Abbas; Andrew H. Lichtman; Pillai, Shiv. Editora Elsevier Imunobiologia de Janeway. 8a edição. Kenneth Murphy; Paul Travers; Mark, Walport. Editora Artemed
 

Clique para consultar os requisitos para RCG2037

Clique para consultar o oferecimento para RCG2037

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP