Geral - Possibilitar ao estudante o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) na realização de ações de saúde de forma interprofissional e colaborativa, em equipamentos sociais destinados à promoção de saúde dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade. Específicos: - Desenvolver competências interprofissionais colaborativas (atenção centrada no usuário, comunicação interprofissional, trabalho em equipe multiprofissional, clareza de papéis e responsabilidades, resolução de conflitos interprofissionais, liderança colaborativa) - Reconhecer os diferentes papéis profissionais respeitando os limites e articulando intersecções; - Planejar ações de saúde, de forma individual ou coletiva, como estratégias para a melhoria das condições de saúde na comunidade, considerando a situação de vulnerabilidade social, o risco às doenças e ciclos da vida; - Compreender a responsabilidade social, por meio do reconhecimento das necessidades de saúde e considerar articulações intersetoriais; - Produzir com a comunidade, ações de promoção da saúde, enfatizando o empoderamento e a autonomia comunitária; - Colaborar e articular ações com os Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (SMSRP).
Interprofissionalidade e formação em saúde; políticas de promoção de saúde e de atenção à saúde da criança e do adolescente; Programa Saúde na Escola; diagnóstico de instituição e comunidade; plano de educação em saúde e realização de ações na comunidade.
O conceito de interprofissionalidade, colaboração e prática colaborativa; competências colaborativas. Trabalho em grupo/equipe. Política de Promoção da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) Política de Atenção Integral à Saúde do Adolescente e Jovem. Programa de Saúde na Escola (PSE) Competências comuns e colaborativas das diferentes profissões em saúde. Aspectos éticos no contexto de atenção à saúde e outros. Diagnóstico institucional Plano de Educação em Saúde Ação de saúde dirigida à comunidade escolar ou outras. Comunicação com equipe e comunidade. OBSERVAÇÃO: As matrículas serão feitas por requerimento e os alunos serão selecionados de acordo com os critérios: 1. Estar cursando 4º ou 6º semestre de seu curso (conforme exigido pelo curso); 2. Justificativa indicando a motivação e disponibilidade para cumprir integralmente o programa do curso; 3. Alunos cursando outros semestres; 4. Será respeitada a reserva de até 4 vagas por curso da saúde e 4 vagas para qualquer curso ou remanescentes.
"Barbosa A de S, Teixeira BRF, Oliveira AM, Pessoa TRRF, Vaz EMC, Forte FDS. Interprofissionalidade, formação e trabalho colaborativo no contexto da saúde da família: pesquisa-ação. Saúde debate [Internet]. 2022 Dec;46(spe5):67–79. Available from: https://doi.org/10.1590/0103-11042022E506 Ceccim RB. Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018;22:1739–49. Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622018.0477 Interprofissionalidade e formação na saúde: onde estamos? [recurso eletrônico] / Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, organizadora. – 1.ed. – Porto Alegre: Rede UNIDA, 2017. p. : il. – (Série Vivência em Educação na Saúde) Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção em Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 1.130, de 5 de agosto de 2015. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: revisão da Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. O’Reilly P, Lee SH, O’Sullivan M, Cullen W, Kennedy C, MacFarlane A (2017) Assessing the facilitators and barriers of interdisciplinary team working in primary care using normalisation process theory: An integrative review. PLoS ONE 12(5): e0177026. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0177026 Organização Mundial da Saúde. Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra: Organização Mundial da Saúde. 64p. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção de Saúde. Documento Orientador: indicadores e padrões de avaliação - PSE CICLO 2021/2022".