• Fornecer informações básicas, que permitam ao aluno ter uma visão ampla sobre as práticas de saúde, fornecendo elementos para a compreensão do desenvolvimento humano e do relacionamento interpessoal inerente às profissões da área da saúde. • Desenvolver no aluno habilidades para realizar procedimentos básicos de atenção à saúde e promover o comportamento adequado para a sua atuação profissional. • Propiciar ao aluno subsídios que lhe permitam melhor compreensão das características das profissões da área da saúde e favoreça o trabalho em equipe. • Apresentar ao aluno informações, conceitos e valores relativos à sexualidade humana, gênero, doenças sexualmente transmissíveis e contracepção, assim como outro conceitos relativos a auto-proteção. • Apresentar conceitos básicos sobre as infecções hospitalares, discutindo oportunamente como a atuação do acadêmico e do médico influencia significativamente a sua ocorrência;- • Discutir as medidas de biossegurança mais relevantes que deverão ser aplicadas durante o curso clínico, para proteção da própria saúde do acadêmico.
Saúde e doença Biossegurança no ambiente hospitalar Atenção primária à saúde e saúde da família Gênero, sexualidade, direitos reprodutivos Primeiros socorros
1. Conceito de saúde, processo saúde-doença. Determinantes sociais da saúde. 2. Níveis de atenção à saúde. 3. Promoção da saúde e prevenção de doenças. 4. Acuidade visual. 5. Acuidade auditiva 6. Prevenção das DST/AIDS 7. Infecção hospitalar - higienização das mãos 8. Precauções padrão e isolamento. Higiene. Esterilização. Descarte. 9. Exposição ocupacional a fluídos biológicos. 10. Conceitos e definições de APS e Saúde da família. 11. Ética, atitudes na comunidade e no domicílio. 12. Humanização da assistência 13. Sexualidade. Direitos reprodutivos 14. Planejamento familiar 15. Conceitos gerais no atendimento a situações de urgência/emergência.
BERQUÓ. E. Sexo & Vida Panorama da Saúde Reprodutiva no Brasil. Editora Unicamp, Campinas. 2003 BRASIL. Ministério da Saúde. Assitência ao Planejamento Familiar. Brasília, DF. 1996 BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de Doenças Sexualmente Transmissíveis PNDST/AIDS, 2ª ed., Brasilia. 1998 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção á Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de atenção básica/Ministério da saúde. — Brasilia (DF): Ministério da Saúde, 2006. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção á Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Promoção da Saúde//Ministério da saúde. — Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2006. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica 12, 14, 15, 23 e 24. — Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2006 - 2010. FORSTER AC, MANOS ATR, SILVA AS. Manual da Atenção à saúde da Comunidade 1. Ribeirão Preto (SP), FMRP-USP, 2011. GARCIA, S.B. Primeiros Socorros: Fundamentos e Práticas na Comunidade, no Esporte e Ecoturismo. Editora Atheneu,. São Paulo. 2003 JOHNS HOPKINS POPULATION INFORMATION PROGRAM. Pontos Essenciais de Tecnologia de Anticoncepção. Um Manual para pessoal Clinico. Baltimore, EUA. 2001 MORSE, SA, MORELAND, AA & HOLMES, KK. Atlas de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, 2ª ed. 1997 POTTER, P.A. & PERRY, AG. Fundamentos de Enfermagem: Conceitos, processo e Prática, Ed. Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro. 1999 Procedimentos Básicos de Enfermagem. Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas. Ed. Ateneu. NOGUEIRA, MS. Participação do enfermeiro na Manutenção de Meio Ambiente Biologicamente Seguro. 2000 (apostila). SIECUS/GTPOS, ABIA e ECOS. Guia de orientação Sexual: Diretrizes de Metodologia. Casa do Psicólogio, São Paulo. 1994