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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG3011 - Fisioterapia Aplicada à Reumatologia e Imunologia
Applied Physiotherapy in Rheumatology and Immunology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao aluno conhecimento teórico e prático sobre a atuação da fisioterapia em pacientes com doenças reumáticas, com abordagens na promoção de saúde, prevenção de agravos e reabilitação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3345122 - Daniela Cristina Carvalho de Abreu
 
Programa Resumido
Proporcionar ao aluno aprendizado sobre a atuação da fisioterapia em indivíduos com doenças reumáticas, com abordagem direcionada para os princípios da avaliação fisioterapêutica em reumatologia, elaboração do diagnóstico fisioterapêutico e atuação terapêutica, oferecendo conhecimentos para que o aluno seja capaz de prescrever e aplicar os recursos fisioterapêuticos coerentes com os objetivos do tratamento proposto, além de ser capaz de identificar as contraindicações para a utilização de recursos fisioterapêuticos quando existentes.
Estimular o raciocínio crítico-reflexivo do aluno, para que seja capaz de elaborar um plano de atendimento fisioterapêutico individualizado, respeitando os princípios éticos, morais e humanísticos inerentes ao exercício profissional. 
Oferecer oportunidades ao aluno para entender a influência dos aspectos psicossociais e emocionais do paciente sobre a evolução do tratamento, com discussões sobre a importância do atendimento interdisciplinar e interprofissional.
Serão abordadas as doenças mais prevalentes na população acometida por doenças reumáticas, sendo necessários conhecimentos aprendidos previamente pelo aluno sobre a fisiopatologia e o quadro clínico das doenças. Conhecimentos adquiridos sobre cinesiologia e cinesioterapia são fundamentais para o bom desempenho do aluno nas atividades práticas da disciplina.
Além de aquisição de conhecimentos teóricos (abordagem cognitiva), a disciplina é focada na prática de habilidades e atitudes relevantes para a atuação profissional.
Para que o aluno adquira habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais, diferentes oportunidades de ensino serão oferecidas, como aulas teóricas (expositivas e interativas, aulas invertidas, discussão de casos clínicos em pequenos grupos), aulas práticas (atendimento a pacientes), apresentação de seminários e elaboração de portfólio.
 
 
 
Programa
1. Avaliação fisioterapêutica em Reumatologia 
2. Fisioterapia em pacientes com Osteoartrite 
3. Fisioterapia em pacientes com Artrite Reumatóide 
4. Fisioterapia em pacientes com Espondilite anquilosante 
5. Fisioterapia em pacientes com Artrite psoriásica 
6. Fisioterapia em pacientes com Fibromialgia 
7. Fisioterapia em pacientes com Artrite microcristalina - Gota úrica 
8. Fisioterapia em pacientes com Esclerose Sistêmica 
9. Fisioterapia em pacientes com Lúpus 
10. Discussões de Casos Clínicos e apresentação de seminários
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação teórica envolve conhecimentos gerais sobre conteúdo programático discutido na disciplina e sobre conteúdos previamente ensinados em outras disciplinas, necessários para que os objetivos da disciplinas sejam atingidos; seminários de casos clínicos; avaliação do desempenho nas atividades desenvolvidas no ambiente da disciplina (virtual e presencial) que contemplam os temas abordados nas aulas teóricas e atividades práticas; avaliação durante as aulas práticas das habilidades psicomotores (comunicação, aplicação de técnicas e de procedimentos) pertinentes ao período da formação do aluno, avaliação de aspectos ético-profissionais (pontualidade, assiduidade, apresentação, relacionamento interpessoal, respeito), avaliação do raciocínio clínico (habilidade de relacionar teoria e prática) e avaliação do interesse e comprometimento com as atividades propostas na disciplina. A participação do aluno nas aulas práticas, as quais envolvem atividades com pacientes, é obrigatória. A participação ativa e efetiva do aluno é fundamental para atingir os objetivos da disciplina.
Critério
Média maior ou igual a 5,0 e mínimo de 70% de freqüência.
Norma de Recuperação
Será realizada nova avaliação após período de estudo com a bibliografia indicada. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota anterior na disciplinas.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica

- Wibelinger LM. Fisioterapia em Reumatologia. Revinter. 2009.
- Golding DN. Reumatologia em Medicina e Reabilitação. Atheneu. 2001. 
- Kendall FP, Mccreary EK, Provance PG. Músculos: Provas e Funções. 5ª ed. Manole. 2007. 
- Kisner C, Colby LA. Exercícios Terapêuticos. Fundamentos e Técnicas. 5ª Ed. Manole.2009
- Skare TL. Reumatologia - princípios e prática. Guanabara Koogan. 2007 
- West SG. Segredos em Reumatologia. Artmed. 2000
- Hoppenfeld S. Propedêutica Ortopédica: Coluna e Extremidades. Atheneu. 2005


Bibliografia Complementar

- David C & Lloyd J. Cash - Reumatologia para fisioterapeutas. Premier. 2001. 
- Cailliet R. Tecidos Moles: Dor e Incapacidade. Manole. 1979.
- Chaitow I. Síndrome da Fibromialgia - um guia de tratamento. Manole. 2002. 
- Gould III JA. Fisioterapia na Ortopedia e na Medicina do Esporte. 2ª Ed. Manole. 1993
- Kumar V, Contran RS, Robbins SL. Patologia Básica. 5ª Ed. Guanabara Koogan. 2008
- Salter RB. Distúrbios e lesões do sistema musculoesquelético. Medsi. 1985
- Oliveira SKF & Azevedo ECL. Reumatologia para pediatras. Revinter. 2003
 

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