Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG3027 - Ocupação Humana e Recursos Terapêuticos VII - Abordagens Corporais
Therapeutic resources and corporal approaches in Occupational Therapy

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Espera-se que o estudante seja capaz de: - Reconhecer e compreender as bases teóricas e práticas de abordagens corporais a partir da perspectiva do corpo histórico, relacional, sensacional, expressivo. - Identificar, conhecer e discutir os conceitos de corporeidade e consciência corporal - Conhecer e experimentar e as diversas práticas e recursos utilizados pelo terapeuta ocupacional que envolvem a dança, a consciência corporal, a coordenação, o ritmo, o movimento e a linguagem corporal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5971692 - Gabriela Rezende
 
Programa Resumido
- As bases da corporeidade - A representação social do corpo e da imagem corporal - Técnicas de consciência corporal - Danças em Terapia ocupacional - A política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS
 
 
 
Programa
- As bases da corporeidade - Arquitetura do movimento: da reabilitação ao devir do corpo na terapia ocupacional - A representação social do corpo e da imagem corporal - Técnicas de consciência corporal (eutonia, o método de Self Healing) - Dança circular, Dança sênior e demais técnicas de dança - Técnicas de Relaxamento e de meditação - A política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: aulas expositivas dialogadas, seminários, vivências de técnicas corporais e expressivas, discussões sobre as vivências.
Atividades discentes - leitura e discussão de textos, preparação de seminários, participação nas vivências propostas, relatos escritos sobre as mesmas.
Critério
Nota maior ou igual a 5,0 e mínimo de 70% de frequência.
Norma de Recuperação
Realização de uma avaliação escrita sobre temáticas abordadas na disciplina, antes do início do semestre posterior ao da realização da disciplina.
 
Bibliografia
     
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 92 p. - (Série B. Textos Básicos de Saúde) Saito, CM; Castro, ED. Práticas corporais como potência da vida. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, Mai/Ago 2011, v. 19, n.2, p 177-188. ALEXANDER, G. Eutonia. Um caminho para a percepção corporal - São Paulo, Martins Fontes, 1983. CRESPO, J. (1990). A história do corpo. Lisboa: Difel. DAÓLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas, SP: Papirus, 1995. FALKENBACH, A. Uma abordagem corporal na formação do profissional da área da saúde. Movimento - Ano V - Nº 9 - 1998/2. FERREIRA, F. R. A produção de sentidos sobre a imagem do corpo. Interface (Botucatu) [online]. 2008, vol. 12, no. 26, pp. 471-483. ISSN 1414-3283. FELDENKRAIS, M. Consciência pelo movimento. São Paulo, Summus, 1977. LIBERMAN, F. O corpo como produção de subjetividade. Cadernos de subjetividade PUC-SP, São Paulo, V. 5, n. 2, p. 12, 1997. RIBEIRO, A R. & MAGALHÃES, R. (orgs.) Guia das abordagens corporais. São Paulo, Summus, 1997. SCHENEIDER, M. - Self-Healing, Manual de Auto-cura: patologias específicas. Vol I, Ed. Triom. SCHILDER, P. A imagem do corpo. São Paulo, Martins Fontes, 1980. ALMEIDA, MVM. Corpo e Arte em Terapia Ocupacional. Rio de Janeiro, ENELIVROS, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG3027

Clique para consultar o oferecimento para RCG3027

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP