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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG3039 - Práticas Supervisionadas do Adulto I
Supervised Practice in Adult Population I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
- aplicar conhecimentos relativos às condições crônicas de saúde adulto, com ênfase ao desempenho ocupacional e aos papeis sociais; 
- desenvolver habilidades de entrevista (objetivo, desenvolvimento de roteiro, habilidades interpessoais) junto a adultos em condições crônicas, compreendendo o cotidiano e a rotina desta população e o desempenho ocupacional e os papeis sociais; 
- compreender a condição desta população e as ações da terapia ocupacional junto a mesma - identificar os recursos comunitários territoriais e locais possíveis de serem acessados para o fortalecimento da rede de suporte pessoal e social no enfrentamento às condições crônicas; 
- desenvolver habilidades de terapia ocupacional em ações no sentido de favorecer o empoderamento desta população, na utilização dos recursos comunitários, no reconhecimento de seus direitos de acesso e de participação social;
- conhecer e refletir sobre as políticas públicas relacionadas às condições crônicas do adulto e às suas necessidades e demandas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3223241 - Regina Yoneko Dakuzaku Carretta
 
Programa Resumido
Desenvolvimento de visitas monitoradas a serviços de atenção a pessoa em condição crônica, preparatórias para a realização de contato e entrevista (em locais como serviços de reabilitação, associação a pacientes crônicos como os de doenças reumáticas – hospital dia, serviços de apoio/atenção ao diabético, ao portador de HIV, pacientes oncológicos, ao renal crônico, entre outros); Desenvolvimento de ações supervisionadas envolvendo discussão e definição de sujeitos (adultos em condições crônicas, sejam quanto à saúde física ou saúde mental) a serem entrevistados; Discussão dos dados obtidos e identificação de necessidades relacionadas a desempenho ocupacional e papeis sociais; Identificação de recursos comunitários (territoriais e locais) que favorecem o fortalecimento da rede de suporte pessoal e social; Utilização dos recursos comunitários identificados junto ao publico adulto em condições crônicas; Identificação e analise das políticas públicas relativas à temática.
 
 
 
Programa
1. Terapia ocupacional, condições crônicas, atenção básica à saúde e recursos comunitários 
2. Adultos em condição crônica: identificação e caracterização 
3. Definição de sujeitos em condição crônica para desenvolvimento da prática supervisionada 
4. Desenvolvimento de entrevistas com adultos em condições crônicas 
5. Discussão dos dados obtidos nas entrevistas, análise e identificação de necessidades relacionadas a desempenho ocupacional e papeis sociais; 
6. Identificação e contato com recursos comunitários (territoriais e locais) 
7. Desenvolvimento de articulação entre os recursos comunitários visando favorecer o fortalecimento da rede de suporte pessoal e social. 
8. Identificação e analise de políticas públicas relativas a pessoas em condição crônica (atenção a saúde, direitos, acesso a serviços, dentre outros aspectos)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação processual e formativa, considerando aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais.
Critério
Critérios: Aspectos Cognitivos: compreensão dos conceitos relativos às condições crônicas do adulto, desempenho ocupacional e papeis sociais nestas condições, terapia ocupacional e atenção básica em à saúde e recursos comunitários considerando esta população; Identificação e analise das políticas publicas relativas à temática. Aspectos procedimentais: identificação de sujeitos com os quais realizarão entrevistas, planejamento e execução para consecução da entrevista; análise dos dados; levantamento dos recursos comunitários adequados a esta condição. Aspectos atitudinais: assiduidade, pontualidade, cumprimento de prazos e tarefas, responsabilidade, cooperação, comunicação, iniciativa, respeito aos colegas, professores, monitores, profissionais relacionados aos recursos comunitários existentes; participação efetiva nas aulas e demais atividades propostas; adequação, ética e empatia para realização de entrevistas.
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação devido à disciplina ser prática e avaliação processual.
 
Bibliografia
     
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