Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG3042 - Terapia Ocupacional Aplicada às Condições da Criança e do Adolescente II
Occupational Therapy Applied to Conditions of Children and Adolescents I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
• Capacitar o estudante a compreender o papel do Terapeuta Ocupacional com crianças e adolescentes que possuam comprometimentos em suas ocupações humanas decorrentes de deficiências sensoriais e/ou nos contextos associados à saúde mental. • Instrumentalizar o estudante a identificar aspectos a serem avaliados na atuação da Terapia Ocupacional com crianças e adolescentes com deficiências sensoriais e/ou nos contextos associados à saúde mental. • Instrumentalizar o estudante para identificar as diversas formas de intervenção terapêutica ocupacional com esta população específica • Capacitar o estudante no desenvolvimento do raciocínio clínico, definindo os objetivos terapêuticos significativos para a criança e adolescente em estudo, e identificando as estratégias e os recursos adequados para atingir os objetivos traçados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7110771 - Camila Maria Severi Martins Monteverde
3223241 - Regina Yoneko Dakuzaku Carretta
 
Programa Resumido
Fornecer aos estudantes os fundamentos teóricos da Terapia Ocupacional junto a crianças e adolescentes que possuam comprometimentos em suas ocupações humanas decorrentes de deficiências sensoriais e/ou nos contextos associados à saúde mental.
 
 
 
Programa
Deficiência Visual e a Terapia Ocupacional. Deficiência Auditiva e a Terapia Ocupacional. Deficiência Múltipla e a Terapia Ocupacional. Funções Psíquicas e desenvolvimento. Intervenções de Terapia Ocupacional na Saúde Mental infanto-juvenil. Raciocínio clínico e diagnóstico ocupacional na saúde mental infanto- juvenil, protocolos de avaliação, programas de intervenção. Transtornos de internalização e transtornos de externalização e Terapia Ocupacional. Transtornos Afetivos e do comportamento e Terapia Ocupacional. Relações interpessoais sob o olhar da Saúde mental – Família, Escola e etc.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação processual e formativa.
Critério
Realização de atividades individuais ou grupais propostas em cada aula. Qualidade de resenhas de textos e/ou sínteses de aulas. Participação nos debates sobre os temas apresentados. Apresentação de caso clínico.
Norma de Recuperação
É necessário ter, no mínimo, média final 5,0. Se isto não for alcançado, o aluno deverá fazer prova/atividade de recuperação antes do início do próximo semestre letivo. A frequência mínima é 70%.
 
Bibliografia
     
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretária de atenção à saúde. Departamento de ações programáticas estratégicas. A pessoa com deficiência e o sistema único de saúde – Brasília, Editora do Ministério da Saúde, 2006. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde / (Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família das Classificações Internacionais, org.; coordenação da tradução Cássia Maria Buchalla). – São Paulo: EDUSP, 2003. BRUNO, M. M. G. O Desenvolvimento Integral do Portador de Deficiência Visual intervenção precoce à integração escolar - São Paulo: Editora LARAMARA, 1999. CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C. Terapia ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. IYER, M. B, PEDRETTI, L. W. Avaliação sensorial e tratamento de disfunções sensoriais In: PEDRETTI, L. W. & EARLY, M. B. Terapia Ocupacional capacidades práticas para disfunções físicas. SP: Roca, 2004. MONTILHA, R. C. I, NOBRE, M. I. R. S., GAGLIARDO, H. GR G. Atuação terapêutico ocupacional junto a pacientes com transtornos da visão. In DE CARLO, M. M. T. P. & LUZO, M. C. (orgs) Terapia Ocupacional: Reabilitação Física e Contextos hospitalares.SP: Roca, 2004. MUNGUBA, MC. Abordagem da Terapia Ocupacional na disfunção auditiva. In: CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C. (Org) Terapia ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p. 385-398. REY, B.; FERREIRA, CL. Terapia Ocupacional e fonoaudiologia: uma visão interdisciplinar na múltipla deficiência. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 2000. V.8, n.2, p 94-102. RIBEIRO, LB. Disfunção Visual. In: CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C.(Org) Terapia ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p. 399-413.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG3042

Clique para consultar o oferecimento para RCG3042

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP