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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG4001 - Neurologia para Fisioterapia
Neurology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a abordar e realizar exame em pacientes neuroógicos. Capacitar o aluno a diagnosticar as alterações neurológicas dos mesmos, para posteriormente escolher uma abordagem fisioterápica e/ou terapêutica ocupacional adequada ao caso clínico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5100522 - Octávio Marques Pontes Neto
 
Programa Resumido
Desenvolvimento de habilidade para realização de exame neurológico, possibilitando definir o diagnóstico clínico neurológico do paciente em questão. Capacitando o aluno para realizar diagnósticos diferentes.
 
 
 
Programa
1. Abordagem do paciente neurológico
2. Exame neurológico
3. Controle de motricidade.
4. Líquido cefalorraqueano (LCR).
5. Traumatismo Crânio Encefálico.
6. Acidentes vasculares cerebrais sistêmicos.
7. Epilepsias.
8. Paralisia Cerebral
9. Distúrbios do desenvolvimento neuro-psicomotor.
10. Hidrocefalias e disrafias.
11. Doenças do sistema extrapiramidal.
12. Compressões radiculomedulares.
13. Síndrome miofacial e fibromialgia.
14. Polirradiculoneurites e neuropatias periféricas.
15. Miopatias.
16. Esclerose múltipla.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas escritas e provas práticas através da realização de exames neurológicas clínicos.
Critério
Nota maior ou igual a 5,0 e mínimo de 70% de freqüência.
Norma de Recuperação
Será realizada nova avaliação após período de estudo com a bibliografia indicada. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota anterior na disciplina..
 
Bibliografia
     
AJURIAGUERRA, J. DE E STAMBACK, M. A evolução das sincinesias na criança. Press. Medique. Paris.
CAMBIER, J.; MASSON, M.; DEHEN, H. Manual da Neurologia , 2a. edição São Paulo: Atheneu, 1988.
CRUICKSHANK, W.M. The brain - injured Chikd in home, school and community. Syracuse. Press.
DIAMENT, A.; CYPEL, S. Neurologia infantil. 3a. ed. São Paulo: Atheneu, 1996.
GUYTON, ARTHUR, C. Neurociência Básica - Anatomia e Fisiologia, 2a. ed. Koogan, RJ, 1993.
Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso. Interamericana, 1987.
LEFÈVRE, A. B. Exame Evolutivo do Pré-Escolar Normal. São Paulo. Sarvier.
MOURA-RIBEIRO, Maria Valeriana Leme De; FERREIRA, Lisiane Seguti. Condutas em Neurologia Infantil - Unicamp. Revinter, 2004, 352 p.
PATTEN, John. Diagnóstico diferencial em neurologia. Revinter, 2001, 437 p.
PERKIN, G. David. Atlas Mosby em Cores e Texto de Neurologia. São Paulo: Manole.
ROSENBERG, Roger N. Atlas de neurologia clínica. Revinter, 2000, 450 p.
ROWLAND, Lewis P. Merritt - Tratado de Neurologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002, 912p.
 

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