Capacitar o aluno a abordar e realizar exame em pacientes neuroógicos. Capacitar o aluno a diagnosticar as alterações neurológicas dos mesmos, para posteriormente escolher uma abordagem fisioterápica e/ou terapêutica ocupacional adequada ao caso clínico.
Desenvolvimento de habilidade para realização de exame neurológico, possibilitando definir o diagnóstico clínico neurológico do paciente em questão. Capacitando o aluno para realizar diagnósticos diferentes.
1. Abordagem do paciente neurológico2. Exame neurológico3. Controle de motricidade.4. Líquido cefalorraqueano (LCR).5. Traumatismo Crânio Encefálico.6. Acidentes vasculares cerebrais sistêmicos.7. Epilepsias.8. Paralisia Cerebral9. Distúrbios do desenvolvimento neuro-psicomotor.10. Hidrocefalias e disrafias.11. Doenças do sistema extrapiramidal.12. Compressões radiculomedulares.13. Síndrome miofacial e fibromialgia.14. Polirradiculoneurites e neuropatias periféricas.15. Miopatias.16. Esclerose múltipla.
AJURIAGUERRA, J. DE E STAMBACK, M. A evolução das sincinesias na criança. Press. Medique. Paris.CAMBIER, J.; MASSON, M.; DEHEN, H. Manual da Neurologia , 2a. edição São Paulo: Atheneu, 1988.CRUICKSHANK, W.M. The brain - injured Chikd in home, school and community. Syracuse. Press.DIAMENT, A.; CYPEL, S. Neurologia infantil. 3a. ed. São Paulo: Atheneu, 1996.GUYTON, ARTHUR, C. Neurociência Básica - Anatomia e Fisiologia, 2a. ed. Koogan, RJ, 1993.Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso. Interamericana, 1987.LEFÈVRE, A. B. Exame Evolutivo do Pré-Escolar Normal. São Paulo. Sarvier.MOURA-RIBEIRO, Maria Valeriana Leme De; FERREIRA, Lisiane Seguti. Condutas em Neurologia Infantil - Unicamp. Revinter, 2004, 352 p.PATTEN, John. Diagnóstico diferencial em neurologia. Revinter, 2001, 437 p.PERKIN, G. David. Atlas Mosby em Cores e Texto de Neurologia. São Paulo: Manole.ROSENBERG, Roger N. Atlas de neurologia clínica. Revinter, 2000, 450 p.ROWLAND, Lewis P. Merritt - Tratado de Neurologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002, 912p.