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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG4004 - Fisioterapia Aplicada à Pediatria
Physiotherapy applied to Pediatrics

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
1. Fornecer fundamentação teórica sobre princípios da neurociência e neuroplasticidade.
2. Fornecer fundamentação teórica sobre os principais distúrbios patológicos que acometem o Sistema Nervoso Central e Periférico e Sistema osteomioarticular comprometendo funções motora e sensorial.
3. Identificar, conceituar, fundamentar, demonstrar e praticar recursos e práticas fisioterapêuticas que envolvem o controle da função motora e sensorial.
4. Capacitar o aluno a avaliar, diagnosticar e tratar esses distúrbios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
582935 - Ana Claudia Mattiello Sverzut
 
Programa Resumido
Avaliação fisioterapêutica na criança, fisioterapia nas anomalias de desenvolvimento, nas miopatias, nas doenças do SNC e SNP, nas enfermidades osteomioarticulares e fundamentação conceitual das principais técnicas neurofisioterapêuticas relacionadas à criança/adolescência.
 
 
 
Programa
1. Avaliação fisioterapêutica na criança e no adolescente
2. Fisioterapia na miogênese e miopatias na criança e no adolescente
3. Fisioterapia nas anomalias de desenvolvimento na criança e no adolescente
4. Fisioterapia nos distúrbios em neonatologia e planejamento de intervenção terapêutica
5. Fisioterapia nos distúrbios do sistema nervoso central e periférico na criança e no adolescente e planejamento de intervenção terapêutica
6. Fisioterapia nos distúrbios do sistema osteomioarticular na criança e no adolescente e planejamento de intervenção terapêutica
7. Fisioterapia nas disfunções na criança e no adolescente relacionadas ao alcance e preensão
8. Fisioterapia na marcha patológica da criança e no adolescente 
9. Fisioterapia na obesidade da criança e do adolescente e planejamento de intervenção terapêutica 
10. Condicionamento físico na criança e no adolescente nas doenças crônicas e/ou progressivas
11. Introdução aos conceitos das técnicas: Bobath e Integração sensorial.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas; aulas práticas demonstrativas; discussão de casos clínicos em ambiente clínico-hospitalar (teórico e prático); apresentação/discussão de relatórios e seminários; estágio de observação clínica supervisionado.
Critério
Desempenho nos relatórios de acompanhamento de atendimentos clínicos supervisionados; seminários (teórico e prático); desempenho na apresentação e discussão dos casos clínicos (teórico e prático); desempenho nas provas teórico e prática - Nota final (teórica - peso 7 e prática - peso 3) maior ou igual a 5,0 e 70% de freqüência.
Norma de Recuperação
Possuir nota final entre 3,0 e 4,9 e 70% de frequência.
 
Bibliografia
     
BOBATH, K. - Uma Base Neurofisiológica para o Tratamento de Paralisia Cerebral. Ed. Manole. 1990
BRUST. A prática da neurociência, Ed. Reichmann & Affonso, 2000
CARRIERE - Bola Suíça, Ed Manole
CARVALHO, J.A. Órteses: um recurso terapêutico complementar. Manole, 2006
STOKES, Neurologia para Fisioterapeutas, Ed Premier, 2003
FLEHMIG, I. Texto e Atlas do desenvolvimento normal e seus desvios no lactente, Atheneu 
KNOTT, M., VOSS, D. Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. Ed Guanabara Koogan, 1990
LUNDY - ECKMAN - Neurociência - Fundamentos para a Reabilitação, Ed Guanabara-Koogan, 2000.
SHEPHERD, R. Fisioterapia em pediatria, Santos, 1996.
UMPHRED, D. Neurological Rehabilitation, Mosby, 1995. 
SANVITO, W. L. Propedêutica neurológica básica. Ed Atheneu, 1996.
Tecklin, J.S. Fisioterapia pediátrica. Porto Alegre Artmed 2006.
Shumway-Cook, A., Woollacott, M.H. Controle motor; teoria e aplicações práticas. Barueri Manole 2003.
O'Sullivan,S. B., Schmitz, T. J. .Fisioterapia : avaliação e tratamento. Barueri, SP: Manole, 2010.
Umphred, D. A. Reabilitação neurológica. Barueri, SP: Editora Manole, 2004 
Levitt, S. O tratamento da paralisia cerebral e do retardo motor. Sao Paulo Manole 2001.
HOWLE, JM. Neuro-developmental Treatment Approach: Theoretical Foundations & Principles. NTDA   3rd ed. 2009
 

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