Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG4008 - Fisioterapia Aplicada à Geriatria e Gerontologia
Applied Physiotherapy in Geriatrics and Gerontology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao aluno oportunidades para adquirir habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas sobre a atuação da fisioterapia voltada à população idosa, abordando aspectos da promoção de saúde, prevenção de agravos e reabilitação, considerando o processo de envelhecimento e as doenças mais prevalentes na área de gerontologia.  
As oportunidades de aprendizagem envolvem aulas expositivas, discussões em pequenos grupos, aulas práticas no contexto clínico, estudos dirigidos e independentes e seminários. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3345122 - Daniela Cristina Carvalho de Abreu
 
Programa Resumido
Proporcionar ao aluno aprendizado sobre a atuação da fisioterapia em gerontologia, com abordagem direcionada para avaliação fisioterapêutica funcional do idoso, elaboração do diagnóstico fisioterapêutico e atuação terapêutica, oferecendo conhecimentos para que o aluno seja capaz de prescrever e aplicar os recursos fisioterapêuticos coerentes com os objetivos do tratamento proposto.
Proporcionar ao aluno vivência sobre as particularidades do atendimento fisioterapêutico voltado ao idoso, considerando os cuidados e contraindicações da aplicação de exercícios físicos, e também sobre o entendimento de como os aspectos psicossociais e emocionais influenciam na evolução do tratamento, com discussões sobre a importância do atendimento interdisciplinar e interprofissional. Oferecer oportunidades de vivência prática para o aluno avaliar a necessidade de:
1) prescrição de dispositivo auxiliar para a melhora da marcha, 
2) orientação e treino com o dispositivo auxiliar, 
3) reavaliação para confirmar se a indicação foi correta ou se há necessidade de adequação. 
Estimular o raciocínio crítico-reflexivo do aluno, para que seja capaz de elaborar um plano de atendimento fisioterapêutico individualizado, sendo capaz de identificar as causas do comprometimento funcional do idoso, respeitando os princípios éticos, morais e humanísticos inerentes ao exercício profissional. 
Além de aquisição de conhecimentos teóricos (abordagem cognitiva), a disciplina é focada na aquisição de habilidades  psicomotoras e atitudinais relevantes para a prática da fisioterapia. 
O aluno deve utilizar os conhecimentos adquiridos previamente, como o processo de envelhecimento humano, seus aspectos fisiológicos, seus aspectos patológicos, fisiopatologia e quadro clínico das doenças mais prevalentes na população idosa para enriquecer as discussões e reflexões da atuação da fisioterapia em gerontologia. Adicionalmente, conhecimentos adquiridos sobre cinesiologia e cinesioterapia são essenciais para o bom andamento  e aproveitamento das atividades práticas no contexto clínico.
 
 
 
Programa
1. Introdução, contextualização e importância da disciplina para a formação profissional 
2. Avaliação fisioterapêutica em Gerontologia 
3. Controle Postural e quedas no idoso 
4. Exercício físico para idosos 
5. Fisioterapia voltada para a melhora do controle postural 
6. Fisioterapia em indivíduos com osteoporose 
7. Fisioterapia na Doença de Parkinson 
8. Fisioterapia em indivíduos com Síndrome da Fragilidade 
9. Fisioterapia em idosos com demência 
10. Discussões de Casos Clínicos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação teórica de conhecimentos gerais sobre conteúdo programático oferecido e sobre conteúdos previamente ensinados no currículo do curso e necessários para que os objetivos da disciplinas sejam atingidos; seminários de casos clínicos; avaliação do desempenho nas atividades desenvolvidas no ambiente da disciplina (virtual e presencial), contemplando as aulas teóricas e atividades práticas; avaliação durante as aulas práticas das habilidades psicomotores (comunicação, aplicação de técnicas e procedimentos) pertinentes ao período da formação do aluno; avaliação de aspectos ético-profissionais (pontualidade, assiduidade, apresentação, relacionamento interpessoal, respeito), raciocínio clínico (habilidade de relacionar teoria e prática) e interesse e comprometimento com as atividades propostas na disciplina. A participação dos alunos nas aulas práticas, as quais envolvem atividades com pacientes, é obrigatória. A participação ativa e efetiva de todos os alunos é fundamental para possibilitar que os objetivos da disciplina sejam atingidos.
Critério
Nota maior ou igual a 5,0 e 70% de frequência. A presença nas atividades práticas é um critério importante para possibilitar a avaliação de habilidades psicomotoras e atitudinais do aluno.
Norma de Recuperação
Será realizada nova avaliação após período de estudo com a bibliografia indicada. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e nota anterior na disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
- Bandy WD, Sanders B. Exercício Terapêutico. Técnicas para intervenção. Guanabara Koogan, 2003. 
- Carvalho Filho ETC, Papaléo Netto M. Geriatria. Fundamentos, Clínica e Terapêutica. 2ª Edição; Atheneu, 2006. 
- Domingues MA, Lemos ND. Gerontologia, os desafios nos diversos cenários da atenção. Manole, 2010 
- Guccione AA. Fisioterapia Geriátrica. 3a. ediçao. Guanabara Koogan, 2013.
- Kauffman TL. Manual de Reabilitação Geriátrica. Guanabara Koogan, 2001. 
- Kisner C; Colby LA. Exercícios Terapêuticos. Fundamentos e Técnicas. Manole. 5ª Ed. 2009. 
- Perracini MR, Flo CM. Funcionaldiade e envelhecimento. Guanabara Koogan, 2009 
- Rebelatto JR, Morelli JGS. Fisioterapia Geriátrica. A Prática da Assistência ao Idoso. Manole, 2004. 
- Shumway-Cook A, Woollacott MH. Controle Motor. Teoria e aplicações práticas. Manole, 2003 
Bibliografia Complementar
- Szejnfeld VL. Osteoporose. Diagnóstico e Tratamento. Sarvier, 2000. 
- Deborah Colucci Trevisan, Francisco José Albuquerque de Paula, Júlia Guimarães Reis, Gustavo de Carvalho da Costa and Daniela Cristina Carvalho de Abreu (2012). Impaired Ability to Perform the Sit-to-Stand Task in Osteoporotic Women, Osteoporosis, Yannis Dionyssiotis (Ed.), ISBN: 978-953-51-0026-3, InTech, Available from: http://www.intechopen.com/books/osteoporosis/impaired-ability-to-perform-the-sit-to-stand-task-in-osteoporotic-women
- Brody,Lori Thein; Hall,Carrie M. Exercício Terapêutico na Busca da Função. Guanabara Koogan, 2012.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG4008

Clique para consultar o oferecimento para RCG4008

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP