Apresentar conceitos práticos e atuais sobre planejamento e a gestão de diferentes serviços de Saúde no qual o Terapeuta Ocupacional esteja inserido nas instâncias públicas e privadas.
Princípios gerais de Marketing/Empreendedorismo. Conceitos de planejamento e Gerenciamento de serviços de saúde. Noções de gestão de pessoas, gestão de equipes.
- Níveis de gerenciamento em saúde pública/SUS - Planejamento e gestão de serviços públicos/Gestão nos diferentes níveis de complexidade de atenção em saúde - Planejamento e gerenciamento de serviços de saúde privados e a prática do terapeuta ocupacional - Gestão de Pessoas em ambientes de saúde/gestão de equipes - Empreendedorismo nos serviços de saúde - Avaliação da qualidade dos serviços em saúde - Marketing em serviços de saúde.
1. Carvalho AO, Paula Eduardo MB. Sistemas de Informação em Saúde para Municípios. v.6. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde e Cidadania)2. Cavalcanti A, Galvão C. Trabalho em equipe. In: Cavalcanti A, Galvão C. Terapia Ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.3. Chiavenato, I. Administração – Teoria, Processo e Prática, 1ª ed., São Paulo, Ed. McGraw-Hill, 1985, pp. 161-176.4. De Carlo, MMRP et al. Planejamento e gerenciamento de serviços como conteúdos da formação profissional em Terapia Ocupacional: reflexões a partir da percepção dos estudantes.5. Dornelas, JCA. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.6. Esperidiao M, Trad LAB. Avaliação de satisfação de usuários. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2005, vol.10, suppl., pp. 303-312.7. Freda, M. Ambientes e práticas em instituições, In: Neistadt ME, Crepeau EB. Willard e Spackman: Terapia Ocupacional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.8. Kotler, Philip. Administração de Marketing. 5. ed. Ed. Atlas, 1998 (1. ed. 1974) 9. Leão ER, Silva CPR, Alvarenga DC, Mendonça SHF (Orgs.). Qualidade em Saúde e Indicadores como Ferramenta de Gestão. 1ªed, Ed Yendis. 2008.10. Malik AM, Schiesari LMC. Qualidade na Gestão Local de Serviços e Ações de Saúde v.3. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde e Cidadania)11. Malik AM, Silva JC. Gestão de Recursos Humanos. v.9. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde e Cidadania)12. Ministério da saúde – CONASEMS. O SUS de A a Z coletiva. Rio de Janeiro, Hucitec; Fiocruz. Garantindo Saúde nos Municípios. 3ª Edição Brasília – DF 2009.13. Neto GV, Malik AM. Gestão em Saúde. 1ªed, 2011. Rio de janeiro: Guanabara & Koogan.14. Paim, JS. Planejamento em saúde para não especialistas. In: Campos, Gastão Wagner de Sousa; Minayo, Maria Cecília de Souza; Akerman, Marco; Drumond Júnior, Marcos; Carvalho, Yara Maria de. Tratado de saúde coletiva, 2006. p.767-78215. Philip Kotler, Joel Shalowitz, Robert J. Stevens. Marketing estratégico para a área da saúde. Parte I - Entendendo o Sistema de Saúde e o Papel do Marketing. Ed. Artmed.16. Silvestre, K. Qualidade e marketing: aspecto fundamental para a prática da Terapia Ocupacional. Revista Atuar em Terapia Ocupacional, 2005.17. Tancredi FB, Barrios SRL, Ferreira JHG. Planejamento em Saúde, v.2. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde e Cidadania)18. Zeithaml VA, Bitner MJ, Gremler DD. Marketing de Serviços: A empresa com foco no cliente. Parte I - Fundamentos do marketing de serviços. 5ª ed, editora Bookman.