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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG4021 - Planejamento e Gestão de Serviços de Saúde
Planning and Management of Occupational Therapy Health Services

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Apresentar conceitos práticos e atuais sobre planejamento e a gestão de diferentes serviços de Saúde no qual o Terapeuta Ocupacional esteja inserido nas instâncias públicas e privadas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5141942 - Amanda Mota Pacciulio Sposito
5971692 - Gabriela Rezende
 
Programa Resumido
Princípios gerais de Marketing/Empreendedorismo.
Conceitos de planejamento e Gerenciamento de serviços de saúde.
Noções de gestão de pessoas, gestão de equipes.
 
 
 
Programa
- Níveis de gerenciamento em saúde pública/SUS 
- Planejamento e gestão de serviços públicos/Gestão nos diferentes níveis de complexidade de atenção em saúde
-  Planejamento e gerenciamento de serviços de saúde privados e a prática do terapeuta ocupacional
- Gestão de Pessoas em ambientes de saúde/gestão de equipes
- Empreendedorismo nos serviços de saúde
- Avaliação da qualidade dos serviços em saúde
- Marketing em serviços de saúde.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Aspectos Cognitivos: entrega de um Projeto de implantação de um serviço de Terapia Ocupacional. Aspectos procedimentais: apresentação de seminários a partir de atividade de prática externa: visita a serviços de saúde de Terapia Ocupacional, enfocando aspectos administrativos e de marketing. Aspectos atitudinais: assiduidade, cumprimento de prazos e tarefas, responsabilidade, cooperação em grupo.
Critério
Nota igual ou maior que 5,0, freqüência de pelo menos 70%.
Norma de Recuperação
É necessário ter, no mínimo, média final 5,0. Se isto não for alcançado, o aluno que tiver obtido nota entre 3,0 e 4,9 e frequência mínima de 70% deverá fazer prova de recuperação antes do início do próximo semestre letivo. Não existe recuperação para reprovação em aspectos atitudinais.
 
Bibliografia
     
1.	Carvalho AO, Paula Eduardo MB. Sistemas de Informação em Saúde para Municípios. v.6. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde e Cidadania)
2. Cavalcanti A, Galvão C. Trabalho em equipe. In: Cavalcanti A, Galvão C. Terapia Ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
3. Chiavenato, I. Administração – Teoria, Processo e Prática, 1ª ed., São Paulo, Ed. McGraw-Hill, 1985, pp. 161-176.
4. De Carlo, MMRP et al. Planejamento e gerenciamento de serviços como conteúdos da formação profissional em Terapia Ocupacional: reflexões a partir da percepção dos estudantes.
5. Dornelas, JCA. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
6. Esperidiao M, Trad LAB. Avaliação de satisfação de usuários. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2005, vol.10, suppl., pp. 303-312.
7. Freda, M. Ambientes e práticas em instituições, In: Neistadt ME, Crepeau EB. Willard e Spackman: Terapia Ocupacional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
8. Kotler, Philip. Administração de Marketing. 5. ed. Ed. Atlas, 1998 (1. ed. 1974)
9. Leão ER, Silva CPR, Alvarenga DC, Mendonça SHF (Orgs.). Qualidade em Saúde e Indicadores como Ferramenta de Gestão. 1ªed, Ed Yendis. 2008.
10. Malik AM, Schiesari LMC. Qualidade na Gestão Local de Serviços e Ações de Saúde v.3. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde e Cidadania)
11. Malik AM, Silva JC. Gestão de Recursos Humanos. v.9. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde e Cidadania)
12. Ministério da saúde – CONASEMS. O SUS de A a Z coletiva. Rio de Janeiro, Hucitec; Fiocruz. Garantindo Saúde nos Municípios. 3ª Edição Brasília – DF 2009.
13. Neto GV, Malik AM. Gestão em Saúde. 1ªed, 2011. Rio de janeiro: Guanabara & Koogan.
14. Paim, JS. Planejamento em saúde para não especialistas. In: Campos, Gastão Wagner de Sousa; Minayo, Maria Cecília de Souza; Akerman, Marco; Drumond Júnior, Marcos; Carvalho, Yara Maria de. Tratado de saúde coletiva, 2006. p.767-782
15. Philip Kotler, Joel Shalowitz, Robert J. Stevens. Marketing estratégico para a área da saúde. Parte I - Entendendo o Sistema de Saúde e o Papel do Marketing. Ed. Artmed.
16. Silvestre, K. Qualidade e marketing: aspecto fundamental para a prática da Terapia Ocupacional. Revista Atuar em Terapia Ocupacional, 2005.
17. Tancredi FB, Barrios SRL, Ferreira JHG. Planejamento em Saúde, v.2. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde e Cidadania)
18. Zeithaml VA, Bitner MJ, Gremler DD. Marketing de Serviços: A empresa com foco no cliente. Parte I - Fundamentos do marketing de serviços. 5ª ed, editora Bookman.
 

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