Espera-se que os estudantes sejam capazes de: - Conhecer e compreender as possibilidades de intervenção do Terapeuta Ocupacional com crianças e adolescentes em contextos clínicos de alta e média complexidade (ambulatorial e hospitalar); - Reconhecer as principais condições clínicas (neurológicas, sensoriais, ortopédicas, mentais, genéticas) que podem impactar o desenvolvimento e aquisição de habilidades de desempenho para ocupações cotidianas significativas; - Identificar os principais protocolos para avaliação das alterações de habilidades motoras e processuais utilizados na clínica da terapia ocupacional; - Desenvolver raciocínio clínico, definindo os objetivos e estratégias terapêutico-ocupacionais.
Possibilidades de intervenção do Terapeuta Ocupacional com crianças e adolescentes em contextos clínicos de alta e média complexidade.
- Avaliação, definição de objetivos, estratégias e recursos para intervenções do Terapeuta Ocupacional com crianças e adolescentes em contextos clínicos de alta e média complexidade; - Prática clínica da Terapia Ocupacional com crianças com Transtorno do Espectro Autista e principais intervenções estruturadas (ABA e Integração Sensorial); - Quadro clínico e classificações da Paralisia Cerebral; - Métodos de intervenção, recursos e técnicas estruturadas utilizados na clínica da Terapia Ocupacional com crianças e adolescentes com alterações neurológicas; - Hospitalização infantil e cuidados paliativos pediátricos; - Intervenção precoce para prevenção de agravos no desenvolvimento neuropsicomotor; - Instrumentos padronizados para avaliação utilizados na prática da Terapia Ocupacional com crianças e adolescentes.
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