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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG4031 - Terapia Ocupacional Aplicada às Condições da Criança e do Adolescente III
Occupational Therapy Applied to Conditions of Children and Adolescents III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Espera-se que os estudantes sejam capazes de: 
- Conhecer e compreender as possibilidades de intervenção do Terapeuta Ocupacional com crianças e adolescentes em contextos clínicos de alta e média complexidade (ambulatorial e hospitalar);
- Reconhecer as principais condições clínicas (neurológicas, sensoriais, ortopédicas, mentais, genéticas) que podem impactar o desenvolvimento e aquisição de habilidades de desempenho para ocupações cotidianas significativas; 
- Identificar os principais protocolos para avaliação das alterações de habilidades motoras e processuais utilizados na clínica da terapia ocupacional; 
- Desenvolver raciocínio clínico, definindo os objetivos e estratégias terapêutico-ocupacionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5141942 - Amanda Mota Pacciulio Sposito
 
Programa Resumido
Possibilidades de intervenção do Terapeuta Ocupacional com crianças e adolescentes em contextos clínicos de alta e média complexidade.
 
 
 
Programa
- Avaliação, definição de objetivos, estratégias e recursos para intervenções do Terapeuta Ocupacional com crianças e adolescentes em contextos clínicos de alta e média complexidade;
- Prática clínica da Terapia Ocupacional com crianças com Transtorno do Espectro Autista e principais intervenções estruturadas (ABA e Integração Sensorial);
- Quadro clínico e classificações da Paralisia Cerebral;
- Métodos de intervenção, recursos e técnicas estruturadas utilizados na clínica da Terapia Ocupacional com crianças e adolescentes com alterações neurológicas;
- Hospitalização infantil e cuidados paliativos pediátricos;
- Intervenção precoce para prevenção de agravos no desenvolvimento neuropsicomotor;
- Instrumentos padronizados para avaliação utilizados na prática da Terapia Ocupacional com crianças e adolescentes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação processual e formativa, considerando aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais. Avaliação escrita, individual, apresentando o desenvolvimento de raciocínio clínico a partir dos casos e perguntas apresentados. Seminários em grupo.
Critério
Aspectos Cognitivos: Apreensão dos conceitos ligados aos Domínios e Processo da Terapia Ocupacional na intervenção junto a crianças e adolescentes em contextos clínicos de média complexidade ambulatoriais ou hospitalares. Conhecimento e escolha dos Protocolos de avaliação utilizados na clínica de terapia ocupacional pediátrica Conhecimento dos métodos de intervenção terapêutico ocupacional junto a crianças e adolescentes em contextos clínicos; desenvolvimento de raciocínio clínico na prática terapêutica ocupacional junto a crianças e adolescentes em contextos clínicos.. Aspectos procedimentais: Apresentação de seminários. Aspectos atitudinais: assiduidade, cumprimento de prazos e tarefas, responsabilidade, cooperação, comunicação, iniciativa, respeito aos colegas, professores.
Norma de Recuperação
É necessário ter, no mínimo, média final 5,0. Se isto não for alcançado, o aluno deverá fazer prova/atividade de recuperação antes do início do próximo semestre letivo. A frequência mínima é 70% e não existe recuperação para este critério.
 
Bibliografia
     
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http://www.macs.nu/files/MACS_Portuguese-Brazil_2010.pdf 
 

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