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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG4032 - Práticas Supervisionadas da Criança e do Adolescente III
Children and Adolescents - Supervised Practice III

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Espera-se que o estudante seja capaz de:
Identificar e realizar, sob supervisão, os  procedimentos da intervenção na clínica do terapeuta ocupacional junto a crianças e adolescentes em contextos clínicos de alta e média complexidade (hospital e ambulatório): anamnese, avaliação, planejamento terapêutico, execução de plano de intervenção; 
Identificar os fatores do cliente (estruturas e funções corporais); as habilidades de desempenho e ocupações que estão alteradas;
Identificar o contexto de vida da criança e suas influencias em sua participação em ocupações cotidianas. 
Identificar e aplicar os principais protocolos de avaliação de acordo com as condições clínicas dos sujeitos atendidos;
Interpretar os resultados dos procedimentos de avaliação para definição dos objetivos terapêuticos ocupacionais
Desenvolver o raciocínio clínico durante o acompanhamento do caso clínico definindo os objetivos terapêuticos ocupacionais, os recursos a serem utilizados e as estratégias mais adequadas para alcançar os objetivos a partir dos fatores do cliente, das habilidades de desempenho e dos contextos e ambientes da criança/adolescente.
Conhecer e utilizar o ambiente virtual de ensino-aprendizagem utilizado na disciplina e navegar de acordo com as estratégias de EAD empregadas (participação em Fóruns, Portfólio eletrônico).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5141942 - Amanda Mota Pacciulio Sposito
 
Programa Resumido
A prática terapêutico ocupacional com crianças e adolescentes em contextos clínicos de alta e média complexidade.
 
 
 
Programa
Anamnese, entrevista com familiares.
Avaliação: identificação dos fatores do cliente, dos contextos social e pessoal e das  ocupações e habilidades de desempenho alteradas, com aplicação de protocolos de avaliação. 
Definição dos objetivos, estratégias e recursos terapêuticos ocupacionais (raciocínio clínico)
Prática Clínica sob supervisão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação processual e formativa, considerando aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais. Apresentação de relatórios das práticas; construção de portfólio (eletrônico); avaliação no cenário de prática (MINICex adaptado).
Critério
Organização; análise-síntese; clareza de conceitos e argumentação lógica, correção na linguagem, integração teoria-prática. Aspectos Cognitivos: Identificação das alterações de desempenho, escolha dos protocolos de avaliação adequados, interpretação dos dados obtidos na avaliação, definição dos objetivos terapêutico-ocupacionais; planejamento da intervenção. Aspectos procedimentais: realização do procedimentos previstos pelo raciocínio clínico (anamnese, avaliação, intervenção); execução do plano de intervenção, utilização adequada dos recursos. Aspectos atitudinais: Estabelecimento de vínculo com a criança/adolescente e seus cuidadores; Interação, comunicação e cooperação com a equipe de profissionais; flexibilidade para ajustar estratégias sempre que necessário; assiduidade, pontualidade, cumprimento de prazos e tarefas, responsabilidade, cooperação, comunicação, iniciativa, respeito aos colegas, professores, monitores, profissionais das instituições envolvidas; participação efetiva nas aulas e demais atividades propostas.
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
AMARAL, M. F. ; PAULA, R.L. ; DRUMMOND, A. F. ; DUNN, L. ; MANCINI, M. C. . Tradução do questionário Children Helping Out - Responsibilities, Expectations and Supports (CHORES) para o português - Brasil: equivalências semântica, idiomática, conceitual, experiencial e administração em crianças e adolescentes normais e com paralisia cerebral. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso), v. 16, p. 515-522, 2012
AOTA. American Association of Occupational Therapy. Occupational Therapy Practice Framework: Domain & Process. 3rd Edition.  The American Journal of Occupational Therapy. Volume 68(Supplement 1), March/April 2014. 
MANCINI, M.C. Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) Manual da Versão Brasileira adaptada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005
MISSIUNA, C., POLOK, M. & LAW, M. Perceived efficacy and goal setting system (PEGS), San Antonio, TX. Psychological corporation, 2004
OMS – Organização Mundial da Saúde, CIF - CJ: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens. EDUSP, 201
PACCIULIO, A. M. ; PFEIFER, L. I. ; SANTOS, J. L. F. . Adaptação Transcultural da Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox Revisada para Uso Junto à População Brasileira. Interação em Psicologia (Online), v. 16, p. 149-160, 2012
SILVA, D.R.B; MARTINEZ, C.M. S. Modelos de avaliação em terapia ocupacional: estudos dos hábitos funcionais e de auto suficiência em crianças, Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 10, n. 2, p. 77-93, 2002
WILLIAMS, L.C.A., AIELLO, A.L. O inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com famílias. São Paulo: Memnon, 2001.
 

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