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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG4034 - Práticas Supervisionadas do Adulto III
Supervised Practice in Adult Population III

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Desenvolver habilidades e competências para a avaliação e intervenção terapêutico-ocupacional nos contextos de atenção ao adulto com alterações neurológicas em serviços de saúde e de reabilitação e na comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7110771 - Camila Maria Severi Martins Monteverde
2157430 - Carla da Silva Santana Castro
 
Programa Resumido
- Vivências práticas de intervenção do terapeuta ocupacional em serviços de atenção à saúde do adulto com condições neurológicas (avaliação, elaboração do plano de tratamento e intervenção com a população específica). - Vivências práticas de intervenção do terapeuta ocupacional em contextos comunitários territoriais e em locais possíveis de serem acessados para o fortalecimento da rede de suporte pessoal e social no enfrentamento às condições agudas ou crônicas.
 
 
 
Programa
- Aplicar conhecimentos relativos às avaliações e intervenções nas condições agudas e crônicas de saúde do adulto, com ênfase ao desempenho ocupacional e aos papeis sociais; - Compreender a condição desta população e as ações da terapia ocupacional na atuação em serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade e na comunidade; - Desenvolver habilidades de intervenção (elaboração e execução) com adultos em contexto específico; - Desenvolver habilidades práticas de observação, entrevista (objetivo, desenvolvimento de roteiro, habilidades interpessoais) e registro junto a adultos em condições crônicas e agudas, compreendendo o cotidiano, a rotina desta população e o desempenho ocupacional; - Prática em áreas clínicas específicas: Terapia Ocupacional Aplicada à Saúde Física (Neurologia).
 
 
 
Avaliação
     
Método
-Avaliação processual e formativa, considerando aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais; -Apresentação de seminários (avaliação final).
Critério
Aspectos Cognitivos: apreensão dos conceitos referente a condições crônicas e as possibilidades de intervenção do terapeuta ocupacional. . Critérios utilizados: organização; análise-síntese; clareza de conceitos e argumentação lógica, correção na linguagem, integração teórico-prática. Aspectos procedimentais: identificação de sujeitos com condições crônicas e das alterações da sua vida ocupacional decorrentes dessa condição; Aspectos atitudinais: assiduidade, pontualidade, cumprimento de prazos e tarefas, responsabilidade, cooperação, comunicação, iniciativa, respeito aos colegas, professores e terapeutas ocupacionais com os quais mantiver contato; participação efetiva nas aulas e demais atividades propostas.
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Cavalcanti, A; Galvão, C. Terapia Ocupacional – Fundamentação e Prática. Rio de Janeiro – Guanabara Koogan, 2007. Organização Mundial da Saúde. CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde [Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família de Classificações Internacionais, org.; coordenação da tradução Cassia Maria Buchalla]. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo - EDUSP; 2003 Katz, Noomi. Neurociência, Reabilitação Cognitiva e Modelos de Intervenção Em Terapia Ocupacional - 3ª Ed., Editora Santos, 2014. Pedretti,L.W.; Early, M.B. Terapia Ocupacional - Capacidades Práticas para as Disfunções Físicas. Roca, 2005 – Teixeira, E; Sauron, FN; Santos, LSB; Oliveira, MC. Terapia Ocupacional na reabilitação física. São Paulo: Ed. Roca, 2003. 252p. Radomski, Mary Vining - Latham, Catherine A. Trombly. Terapia Ocupacional para as disfunções físicas, 6ª edição, Editora Santos, 2013.
 

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