•• Capacitar o estudante a compreender o papel do TO nos contextos educacionais da criança, do adulto e do idoso (desenvolvimento típico e com alterações no desenvolvimento). • Instrumentalizar o estudante para identificar os diversos protocolos de avaliação utilizados em contextos educacionais. • Instrumentalizar o estudante a desenvolver intervenções terapêuticas que possibilitem que o sujeito em questão desenvolva as habilidades de desempenho necessárias para o aprendizado e participação em ambientes escolares • Capacitar o estudante no desenvolvimento do raciocínio clínico, definindo os objetivos terapêuticos significativos e identificando as estratégias e os recursos adequados para atingir os objetivos traçados em relação à ocupação educação. • Discutir as leis que assegurem a justiça ocupacional no contexto educacional
Fornecer aos estudantes os fundamentos teóricos da terapia ocupacional em contextos educacionais formais e informais. Capacitar o estudante de terapia ocupacional a avaliar e atuar junto a crianças, adolescentes, adultos e idosos de desenvolvimento típico garantindo sua participação na ocupação educação (promoção de saúde, atenção básica) bem como aos sujeitos que possuam risco ou alterações nas habilidades de desempenho motor, de processo e/ou de interação social que causam impacto na ocupação de educação.
• Educação como ocupação humana o Participação do sujeito na educação formal – em atividades categorias, não acadêmicas, extracurriculares, e participação vocacional. o Participação do sujeito na educação informal – em atividades que forneçam instrução/treinamento em áreas identificadas de interesse o A aprendizagem como ocupação o O acesso à educação como direito • Os processos inclusivos e a Terapia Ocupacional • Avaliações de desempenho e de contexto que forneçam subsídios para estabelecimento de objetivos terapêuticos ocupacionais (Inventário Operacionalizado Portage, School Functional Assessment). • Currículo baseado no brincar: relações entre o brincar e a alfabetização em crianças pré-escolares • A Política Nacional de Educação, LDBs e Legislações correlatas; • Os processos educacionais de jovens e adultos (EJA e Universidade da Terceira Idade) • Tecnologia Assistiva na Educação • Ações do terapeuta ocupacional na escola: atenção básica, promoção de saúde e cidadania (ações no território)
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