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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG4041 - Práticas Supervisionadas da Criança e do Adolescente IV
Children and Adolescents - Supervised Practice IV

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
- Introduzir o estudante à práticas de intervenção com crianças e adolescentes e suas famílias, em situação de risco pessoal e social, em abordagem de complexidade média/alta em saúde, educação e assistência social;
- Aplicar conhecimentos relativos ao  desenvolvimento de crianças e adolescentes, em situação de risco pessoal e social, com ênfase ao desempenho ocupacional, ao  papel social e à humanização do cuidado;
- Desenvolver as ações do terapeuta ocupacional  no território e em equipamentos de saúde, educação e assistência social, considerando abordagens de baixa e média complexidade e a intervenção em contextos não-clínicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3522126 - Maria Paula Panuncio Pinto
 
Programa Resumido
A prática terapêutica ocupacional diante do desenvolvimento da criança e do adolescente em situação de risco e adversidade (áreas de ocupação, habilidades, intervenção em contextos diversos).
 
 
 
Programa
Desenvolvimento de ações supervisionadas (identificação do contexto, definição de objetivos e  estratégias; plano de intervenção) no território e em equipamentos de saúde, educação e assistência social: escolas, ambulatórios (brinquedotecas), enfermarias (caixa de histórias); acolhimento institucional.
Contato com a criança/adolescente
Identificação dos fatores do cliente e dos contextos social e pessoal
Identificação das ocupações e habilidades de desempenho alteradas
Definição dos objetivos terapêuticos ocupacionais; definição de estratégias e recursos
Intervenção; objetivos; estratégias e recursos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação processual e formativa, considerando aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais. Aspectos Cognitivos: Apresentação de relatórios das práticas; apresentação de planejamentos de intervenção de acordo com roteiro (demandas identificadas, objetivos, estratégias, atividades e outras ações); construção de portfólio (eletrônico). Aspectos procedimentais: Apresentação de relatórios com descrição dos procedimentos utilizados nos atendimentos. Observação das práticas diretamente em campo com checklist. Aspectos atitudinais: Observação de atitudes, seguindo checklist (assiduidade, pontualidade, estabelecimento de comunicação adequada com criança/adolescente e cuidadores formais/informais; interação, comunicação e cooperação com a equipe de profissionais; flexibilidade para ajustar estratégias sempre que necessário).
Critério
Aspectos cognitivos: organização; análise-síntese; clareza de conceitos e argumentação lógica, correção na linguagem, integração teoria-prática. Aspectos procedimentais: organização; análise-síntese; clareza na descrição dos procedimentos; argumentação lógica, correção na linguagem, integração teoria-prática. Aspectos atitudinais: assiduidade, pontualidade, cumprimento de prazos e tarefas, responsabilidade, cooperação, comunicação, iniciativa, respeito aos colegas, professores, monitores, profissionais das instituições envolvidas; participação efetiva nas aulas e demais atividades propostas.
Norma de Recuperação
Não prevê recuperação
 
Bibliografia
     
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NEISTADT, M. E., CREPEAU, E. B. Willard e Spackman: Terapia Ocupacional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
PANÚNCIO-PINTO. Terapia Ocupacional aplicada a área sócia: apostila básica. Uberaba: UNIUBE, 2002. (xérox, 104 páginas)
PANÚNCIO-PINTO. O sentido do silêncio dos professores diante da violência doméstica sofrida por seus alunos: uma análise do discurso. Tese de doutorado. São Paulo: USP/IP, 2006.
PAPALIA, D. E., OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SANTOS, S.M.P. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores em creche. 2.ed. Petrópolis:Vozes, 2000. 120 p.
 

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