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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG5030 - Seminários Avançados de Terapia Ocupacional I
Advanced Seminars in Occupational Therapy I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
A disciplina de seminários avançados de Terapia Ocupacional tem por objetivo principal fomentar discussões sobre a prática profissional do terapeuta ocupacional através do embasamento teórico e considerando os diferentes determinantes sociais, de saúde e culturais que possam influenciar a atuação nos diversos contextos. 
Além disso, visa proporcionar espaço para que os estagiários de terapia ocupacional possam compartilhar experiências dos diversos estágios nos quais estão envolvidos.
Outro aspecto ainda é o estímulo a reflexão crítica da atuação do terapeuta ocupacional nos diversos contextos de saúde, as limitações das áreas e da atuação profissional, bem como as possibilidades e inovações que podem contribuir para efetividade das práticas implementadas e para avanço da profissão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5068523 - Regina Celia Fiorati
 
Programa Resumido
- Atuação do terapeuta Ocupacional em diferentes contextos
- O terapeuta ocupacional na equipe multidisciplinar
- A atuação em diferentes áreas na saúde, no campo social
- As dificuldades de inserção nos diferentes serviços de saúde e suas especificidades
- A relação terapeuta-paciente e suas especificidades
- Métodos de avaliação em diferentes contextos
- Terapia Ocupacional e evidência científica
 
 
 
Programa
O cotidiano da prática profissional de Terapia Ocupacional
Inovação em Terapia Ocupacional
Atuação em diferentes grupos de trabalho na área de infância e adolescência, adulto e idoso nos diferentes níveis de complexidade de atenção a saúde
Relação terapeuta paciente em diferentes grupos
Atuação do terapeuta ocupacional em equipes multidisciplinares 
Análise crítica dos diferentes métodos de avaliação das demandas nos diferentes contextos de atuação e atualização de novas técnicas de avaliação
Evidência científica em Terapia Ocupacional 
Prática baseada em evidência e Terapia Ocupacional
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários contemplando estudo de caso ou grupo de casos/grupo de trabalho. 1. Descrição sucinta do serviço no qual o paciente/indivíduo recebe o atendimento - localização/ infraestrutura física e de pessoa. 2. Descrição das dinâmicas utilizadas nos serviços. 3. História clínica do paciente/indivíduo na instituição ou grupos de casos ou grupos de trabalho 4. Descrição do quadro clínico do indivíduo ou grupos de casos ou grupos de trabalho - Identificação das principais demandas identificadas para atuação do Terapeuta Ocupacional no contexto estudado. 5. Avaliação da Terapia Ocupacional - roteiros utilizados/ ferramentas utilizadas/ itens preconizados/ resultados das avaliações/ testes especiais 6. Apresentação do raciocínio para a intervenção 7. Protocolo de intervenção utilizado. 8. Auto avaliação sobre a prática do terapeuta ocupacional. Relatório sobre o caso/grupo de casos/grupo de trabalho. Qualidade do material apresentado e redigido. Assiduidade e pontualidade. Participação nas discussões do grupo.
Critério
Avaliação processual considerando participação, assiduidade, contribuição para as discussões e qualidade do material apresentado nos seminários e atividades. Inovação nas propostas apresentadas. Nota maior ou igual a 5,0 e 70% de frequência
Norma de Recuperação
Entrega de um trabalho por escrito envolvendo a descrição de um estudo de caso/grupo de trabalho/grupos de casos considerando os itens apresentados nos critérios de avaliação. A nota final será a nota da nova atividade realizada.
 
Bibliografia
     
SALLY BENNETT, JOHN W. BENNETT. The process of evidence-based practice in occupational therapy: Informing clinical decisions. Australian Occupational Therapy Journal (2000), 47, 171-180
Chris Lloyd, Hazel Bassett, Robert King. Occupational Therapy and Evidence-Based Practice in Mental Health. British Journal of Occupational Therapy. Vol 67, Issue 2, 2004.
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ELIZABETH CREPEU, ELLEN COHN, BARBARA SCHELL. Terapia Ocupacional. 11ed. Editora: Guanabara Koogan Ano: 2011.
MARIO CÉSAR GUIMARÃES BATTISTI, GUSTAVO QUIRINO. Ética do cuidado. Número Edição:1, 230 pp, 2006, Ed MUSA.
LANCMAN, S. (org). Saúde, Trabalho e Terapia Ocupacional. São Paulo: Roca, 2004.
ADRIANA DE FRANÇA DRUMMOND; MARCIA BASTOS REZENDE. Intervenções da Terapia Ocupacional. Edição: 1ed. Editora: UFMG Ano: 2008.
THOMAS A, LAW M. Research utilization and evidence-based practice in occupational therapy: a scoping study. Am J Occup Ther. 2013 Jul-Aug;67(4):e55-65.
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GUSTAFSSON L, MOLINEUX M, BENNETT S. Contemporary occupational therapy practice: the challenges of being evidence based and philosophically congruent. Aust Occup Ther J. 2014 Apr;61(2):121-3.
HAMMELL KR. Client-centred practice in occupational therapy: critical reflections. Scand J Occup Ther. 2013 May;20(3):174-81. 
ALISON HAMMOND. What is the role of the occupational therapist? Best Practice & Research Clinical Rheumatology. Volume 18, Issue 4, August 2004, Pages 491–505.
BUCHANAN, Helen; LORENZO, Theresa; LAW, Mary. Fostering evidence-based practice in community-based rehabilitation: Strategies for implementation. S. Afr. j. occup. ther.,  Pretoria ,  v. 45, n. 2, p. 56-62,  Aug.  2015.
 

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