Apresentar os fundamentos do comportamento do consumidor – maximização da utilidade, preferência revelada e equação de Slutsky. O curso se estende à análise de escolha intertemporal, incerteza e excedente do consumidor.
Mercado, comportamento do consumidor, escolha intertemporal, incerteza, excedente do consumidor
1. O Mercado 2. Restrição Orçamentária 3. Preferências4. Utilidade 5. Escolha 6. Demanda 7. Preferência Revelada 8. A Equação de Slutsky 9. Escolha intertemporal 10. Incerteza 11.Excedente Consumidor
Básica: NICHOLSON, W.; SNYDER, C. Teoria microeconômica: princípios básicos e aplicações. Tradução da 12ª edição americana. São Paulo: Cengage, 2018. VARIAN, H. R. Microeconomia: princípios básicos. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 2014. Complementar: PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Pearson, 2014