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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Economia
 
Disciplina: REC2110 - Teoria Microeconômica II
Microeconomic Theory II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Apresentar fundamentos do comportamento da firma – tecnologia, maximização de 
lucros e minimização de custos –, bem como diferentes estruturas de mercado – competição 
perfeita, monopólio, concorrência monopolística e oligopólio –, em um contexto de equilíbrio 
parcial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2946916 - Bruno Cesar Aurichio Ledo
356115 - Daniel Domingues dos Santos
409983 - Elaine Toldo Pazello
8902056 - Fabio Augusto Reis Gomes
689580 - Fábio Barbieri
65368 - Roberto Guena de Oliveira
 
Programa Resumido
Tecnologia, maximização do lucro, minimização dos custos, competição perfeita, 
monopólio, concorrência monopolística, oligopólio.
 
 
 
Programa
1. Tecnologia
2. Maximização de lucro
3. Minimização de custos e curvas de custo
4. Competição perfeita
5. Monopólio
6. Concorrência monopolística
7. Oligopólio
7.1. Teoria dos jogos
7.2. Aplicações em oligopólio
 
 
 
Avaliação
     
Método
A critério do professor.
Critério
A critério do professor. Aprovação com nota igual ou superior a 5,0 e mínimo de 70% de freqüência.
Norma de Recuperação
A nota final para alunos que fizerem a reavaliação será a média simples entre a nota da prova de reavaliação e a média final alcançada antes da prova de reavaliação.
 
Bibliografia
     
Básica:
NICHOLSON, W.; SNYDER, C. Teoria microeconômica: princípios básicos e aplicações. 
Tradução da 12ª edição americana. São Paulo: Cengage, 2018.
VARIAN, H. R. Microeconomia: princípios básicos. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 
2014.
Complementar:
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Pearson, 2014.
FIANI, R. Teoria dos jogos: para cursos de administração e economia. Rio de Janeiro: 
Elsevier, 2004.
 

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