O objetivo da disciplina é expor ao aluno os conceitos básicos e principais teorias da microeconômica moderna, fornecendo uma visão econômica sobre a ação dos consumidores, das organizações e sua interação em diferentes tipos de mercados.
O Comportamento do consumidor, produção e custos nas organizações, Estruturas e falhas de mercados.
1. Introdução: Mercado e preços 2. O Comportamento do consumidor 2.1 Preferências, utilidade e escolha 2.2. Demanda individual e demanda de mercado 3. As empresas e as estruturas de produção 3.1 Produção com um ou mais insumos variáveis 3.2 rendimentos de escala 4. Os custos de produção 4.1. Custos no curto e no longo prazo 4.2 Economias de escopo 5. Maximização de lucros e oferta competitiva 6.Estruturas de Mercado 6.1 Mercados Competitivos 6.2 Poder de mercado 6.3 Oligopólios e competição monopolítica 6.4 Estratégia Competitiva: teoria dos Jogos 7. Falhas de Mercado e Bem-Estar
14. Bibliografia básica: PINDYCK. R. & RUBENFIELD, D. Microeconomia. Pearson, 7ª ed. 2010 15. Bibliografia complementar: - GREMAUD, A. P.; DIAZ, M. D. M.; AZEVEDDO, P. F.;TONETO, R. Introdução à Economia, Editora Atlas, 2007. HALL R. E. LIBERMAN M. MICROECONOMIA, Princípios e aplicações, São Paulo: Pioneira, 2003 MANKIW, G. N. Princípios de Microeconomia, 6 ed. Cengage, 2014 MILGROM, P.; ROBERTS, J. Economics, Organization and Management. Prentice Hall International Editions, 1992. VASCONCELOS, M. A. (org.) Manual de Economia – Equipe de professores da USP. Editora Saraiva, 6ª ed. 2011