Desenvolver e aplicar o instrumental intermediário da Teoria Microeconômica na análise dos problemas típicos da Organização de Empresas, isto é, adicionando-se ao contexto, operação em mercados imperfeitos, informações limitadas, custos de transação, custos de ajustamento.
Modelos de organização das empresas e suas fronteiras, os ambientes de concorrência e as estratégias das empresas, sistemas organizacionais de incentivos aos agentes econômicos
1. Evolução da Fronteira da Empresa Moderna2. Fronteiras Horizontais da Empresa: Economias de Escala e de Escopo3. Fronteiras Verticais da Empresa4. Organização das Fronteiras Verticais e Alternativas 5. Diversificação 6. Concorrentes e Concorrência7. Posicionamento Estratégico e Vantagem Competitiva8. Inovação e Evolução 9. Teoria da Agência e Incentivos10. Estratégia e Estrutura
BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M.; SCHAEFER, S. A Economia da Estratégia. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. Economia Industrial. Rio de Janeiro: Campus, 2002.MILGROM, P.; ROBERTS, J. Economics, Organization and Management. Prentice Hall Internetional Editions, 1992. Referências AdicionaisBRICKLEY, J.; SMITH, C.; ZIMMERMAN, J. Managerial Economics and Organizational Architecture. Chicago, Irwin. 1997. CHANDLER, A. D. Organizational Capabilities and the Economic History of the Industrial Enterprise, Journal of Economic Perspectives.vol. 6, n3.1992.CHANDLER, A. D. The Visible Hand. Harvard University Press. 1981.EGGERTSSON, T. Economic Behavior and Institutions. New York, Cambridge University Press. 1990.FARINA, E. M. M. Q.; AZEVEDO, P. F.; SAES, M. S. M. Competitividade:Mercado, Estado e Organizações. Editora Singular, São Paulo,1997.WILLIAMSON, O. The Economic Institutions of Capitalism. The Free Press, 1985.WILLIAMSON, O. The Mechanisms of Governance. New York, Oxford University Press. 1996.