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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Economia
 
Disciplina: REC3201 - Teoria do Desenvolvimento Econômico
Theories of Economic Development

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
O curso pretende discutir o desenvolvimento econômico a partir da história do 
pensamento econômico. Serão considerados textos de autores clássicos e contemporâneos sobre 
o tema, com ênfase na América Latina. Assim, serão examinados os temas relativos ao 
desenvolvimento e ao subdesenvolvimento, assim como o caso do Brasil e da América Latina 
em comparação com estratégias de outros países. Finaliza-se o curso com o exame do debate 
contemporâneo a respeito das estratégias de desenvolvimento econômico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
64026 - Amaury Patrick Gremaud
58485 - Julio Manuel Pires
84770 - Rudinei Toneto Junior
 
Programa Resumido
O Desenvolvimento Econômico na História das ideias econômicas.
 
 
 
Programa
1 – Introdução
1.1. Crescimento x desenvolvimento
1.2. Medidas de desenvolvimento econômico1.3. Existe uma teoria do desenvolvimento econômico
1.4. O papel da história
2 – O desenvolvimento econômico na visão dos Clássicos
2.1. A visão liberal de Adam Smith
2.2. O estado estacionário de Stuart Mill
2.3. A concepção marxista
2.4. A contribuição de List
3 – O debate no século XX
3.1. O desenvolvimento na visão schumpeteriana
3.2. As etapas do desenvolvimento econômico de Rostow
3.3. A teoria do Big Push de Rosenstein-Rodan
3.4. O círculo vicioso da pobreza de Nurkse
3.5. Myrdal e a causação circular cumulativa
3.6. A contribuição de Hirschman: os efeitos de encadeamento
3.7. O modelo de Lewis de oferta ilimitada de mão de obra
3.8. Singer e a distribuição desigual de ganhos entre as nações
3.9. A concepção centro-periferia de Prebisch e outras contribuições estruturalistas
4 – O debate atual: Estado e desenvolvimento
4.1. O Consenso de Washington e hegemonia das ideias liberais
4.2. A revisão do liberalismo dos anos 1990
4.3. A importância das instituições
4.4. A revisão da história: “chutando a escada”
4.5. Amartya Sen e o desenvolvimento como liberdade
 
 
 
Avaliação
     
Método
A critério do professor.
Critério
A critério do professor. Aprovação com nota igual ou superior a 5,0 e mínimo de 70% de freqüência.
Norma de Recuperação
A nota final para alunos que fizerem a reavaliação será a média simples entre a nota da prova de reavaliação e a média final alcançada antes da prova de reavaliação.
 
Bibliografia
     
PAULANI, L.; BRAGA, M. B. A Nova Contabilidade Social. Editora Saraiva, 3ª. Edição, 2007. 
BIELSCHOWSKY, R. Cinqüenta Anos de Pensamento na CEPAL. Conselho Federal de Economia - COFECON - Ed. Record. Rio de Janeiro. 2000.
CHANG, H. J. Chutando a escada: a estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. Editora Unesp. São Paulo. 2003.
DORNBUSCH, R. et alli Macroeconomia. MacGrawHill, 8ª. Edição, 2003.
FURTADO, C. A Teoria do Desenvolvimento Econômico. Coleção os Economistas, Abril Cultural, 1983.
JONES, C. I. Introdução à Teoria do Crescimento Econômico. Editora Campus, 2000
ROSTOW, W.W. Etapas do Desenvolvimento Econômico. 4ª. ed. Zahar Editora, , 1971.
SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento Econômico. Coleção os Economista, Abril
Cultural, 1983.
SEN, A. Desenvolvimento com Liberdade. Companhia da Letras, 2000.

Bibliografia Complementar

FEIJÓ, R. Desenvolvimento Econômico. Editora Atlas.
SOUZA, N. J. Desenvolvimento Econômico. 5ª ed. Editora Atlas, 2005.
 

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