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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Economia
 
Disciplina: REC3414 - Teorias Contemporâneas de Economia
Contemporary Economic Theories

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Expor o aluno à riqueza de abordagens teóricas existente na Economia moderna. Nela, são apresentadas as teorias econômicas atuais que comumente não estão disponíveis em manuais, mas que ainda assim fazem parte do repertório analítico do economista contemporâneo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
689580 - Fábio Barbieri
76728 - Ricardo Luís Chaves Feijó
 
Programa Resumido
Tendo em mente o valor conhecido como pluralismo metodológico, esta disciplina almeja que o aluno não se atenha a uma visão dogmática de mundo, baseada apenas em uma tradição teórica e em críticas superficiais as demais. Serão enfatizadas as diferenças e contraste entre diferentes tradições de pensamento econômico. O conhecimento de abordagens parcialmente contrárias, parcialmente complementares, ajuda o estudante a enfrentar os problemas econômicos sob um ponto de vista mais rico e completo.
 
 
 
Programa
1. Introdução Metodológica • Por que os economistas discordam? • O valor do pluralismo: uma tentativa de valorizar a competição no mercado das ideias como uma alternativa entre o dogmatismo e o relativismo. A Escola Neoinstitucional • Ronald Coase e os custos de transação • Williamson: custos de transação e estruturas de mercado • North: o desempenho econômico das nações A Escola da Escolha Pública • Os pressupostos comportamentais • Escolha constitucional e paradoxos de votação • Economia do rent – seeking • A burocracia e corrupção • Falhas de mercado x falhas de governo: a regulação econômica A Escola Neoaustríaca • Mises: a economia da ação humana • Hayek: a crítica ao conceito de competição e equilíbrio • Hayek: a teoria austríaca dos ciclos econômicos • Kirzner: a teoria da atividade empresarial A Economia Comportamental • A metodologia experimental • Kahneman, Tversky: teoria do prospecto • Vernon Smith: racionalidade ecológica • Sustain: nudges e o paternalismo libertário As Escolas Evolucionárias • A questão da complexidade em Economia • As diversas escolas evolucionárias • Alchian e o mercado como um processo de seleção natural • Modelos evolucionários e modelos baseados em agentes • Externalidades de rede e lock-in A Escola Neoschumpeteriana • O papel da inovação em Schumpeter • Nelson e Winter: a abordagem evolucionária • Dosi, Freman, Rosemberg: progresso técnico endógeno e estratégias de inovação A Escola Pós-Keynesiana • O papel da incerteza em Keynes • Davidson A Escola Neoricardiana • Piero Sraffa O Marxismo Moderno
 
 
 
Avaliação
     
Método
A critério do professor.
Critério
A critério do professor. Aprovação com nota igual ou superior a 5,0 e mínimo de 70% de frequência.
Norma de Recuperação
A nota final para alunos que fizerem a reavaliação será a média simples entre a nota da prova de reavaliação e a média final alcançada antes da prova de reavaliação.
 
Bibliografia
     
ÁVILA, F. e BIANCHI, A.M. (org.) Guia de Economia Comportamental. São Paulo: EconomiaComportamental. Disponível em: BIDERNAM, Ciro e ARVATE, Paulo R. (org.) Economia do Setor Público no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CAMERER, C. (1999). Behavioral economics: Reunifying psychology and economics. PNAS, v. 96, p.10575-10577. FARINA, Elizabeth M.M.Q., AZEVEDO, Paulo F. e SAES, M. S.M. Competitividade: Mercado, Estado E Organizações São Paulo: Editora Singular, 1997. THALER, R.; SUNSTEIN, C. (2008). Nudge: Improving Decisions about Health, Wealth, and Happiness. Yale University Press, (traduzido para o português com o título Nudge: O Empurrão para a escolha certa. Campus) NORTH, D. “Institutions and Economic Growth: An Historical Introduction.” World Development 17(9): 1319-32, 1989. PRYCHITKO, David L. (org.) Why Economists Disagree Albany: Stete University of New York, 1998. SOTO, Jesus Huerta de Escola Austríaca: mercado e criatividade empresarial. Lisboa: O Espírito das Leis, 2005. Disponível em: http://www.causaliberal.net/livro_escola_austriaca/livro_escola_austriaca.htm Acesso em 03/10/2006 SOUZA, Ubiratan Iório de Economia e Liberdade Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997. SIMON, H. (1986). Alternative Visions of Rationality. In.: Judgment and Decision Making – In Interdisciplinary Reader (pp. 97-113). Ed. by Hal Arkes and Kenneth R. Hammond, Cambridge University Press. Originally appeared in Simon, H. A. – Reason in Human Affairs (pp. 7-35). TULLOCK, Gordon; SELDON, Arthur; BRADY, Gordon L. Falhas de Governo: uma introdução à teoria da escolha pública. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 2005.
 

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