Expor o aluno à riqueza de abordagens teóricas existente na Economia moderna. Nela, são apresentadas as teorias econômicas atuais que comumente não estão disponíveis em manuais, mas que ainda assim fazem parte do repertório analítico do economista contemporâneo.
Tendo em mente o valor conhecido como pluralismo metodológico, esta disciplina almeja que o aluno não se atenha a uma visão dogmática de mundo, baseada apenas em uma tradição teórica e em críticas superficiais as demais. Serão enfatizadas as diferenças e contraste entre diferentes tradições de pensamento econômico. O conhecimento de abordagens parcialmente contrárias, parcialmente complementares, ajuda o estudante a enfrentar os problemas econômicos sob um ponto de vista mais rico e completo.
1. Introdução Metodológica • Por que os economistas discordam? • O valor do pluralismo: uma tentativa de valorizar a competição no mercado das ideias como uma alternativa entre o dogmatismo e o relativismo. A Escola Neoinstitucional • Ronald Coase e os custos de transação • Williamson: custos de transação e estruturas de mercado • North: o desempenho econômico das nações A Escola da Escolha Pública • Os pressupostos comportamentais • Escolha constitucional e paradoxos de votação • Economia do rent – seeking • A burocracia e corrupção • Falhas de mercado x falhas de governo: a regulação econômica A Escola Neo austríaca • Mises: a economia da ação humana • Hayek: a crítica ao conceito de competição e equilíbrio • Hayek: a teoria austríaca dos ciclos econômicos • Kirzner: a teoria da atividade empresarial A Economia Comportamental • A metodologia experimental • Kahneman, Tversky: teoria do prospecto • Vernon Smith: racionalidade ecológica • Sustain: nudges e o paternalismo libertário As Escolas Evolucionárias • A questão da complexidade em Economia • As diversas escolas evolucionárias • Alchian e o mercado como um processo de seleção natural • Modelos evolucionários e modelos baseados em agentes • Externalidades de rede e lock-in A Escola Neo schumpeteriana • O papel da inovação em Schumpeter • Nelson e Winter: a abordagem evolucionária • Dosi, Freman, Rosemberg: progresso técnico endógeno e estratégias de inovação A Escola Pós-Keynesiana • O papel da incerteza em Keynes • Davidson A Escola Neo ricardiana • Piero Sraffa O Marxismo Moderno
ÁVILA, F. e BIANCHI, A.M. (org.) Guia de Economia Comportamental. São Paulo: Economia Comportamental. Disponível em: BIDERNAM, Ciro e ARVATE, Paulo R. (org.) Economia do Setor Público no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CAMERER, C. (1999). Behavioraleconomics: Reunifyingpsychologyandeconomics. PNAS, v. 96, p.10575-10577. FARINA, Elizabeth M.M.Q., AZEVEDO, Paulo F. e SAES, M. S.M. Competitividade: Mercado, Estado E Organizações São Paulo: Editora Singular, 1997. THALER, R.; SUNSTEIN, C. (2008). Nudge: Improving Decisions about Health, Wealth, and Happiness. Yale University Press, (traduzido para o português com o título Nudge: O Empurrão para a escolha certa. Campus) NORTH, D. “Institutions and Economic Growth: An Historical Introduction.” World Development 17(9): 1319-32, 1989. PRYCHITKO, David L. (org.) Why Economists Disagree Albany: Stete University of New York, 1998. SOTO, Jesus Huerta de Escola Austríaca: mercado e criatividade empresarial. Lisboa: O Espírito das Leis, 2005. Disponível em: http://www.causaliberal.net/livro_escola_austriaca/livro_escola_austriaca.htm Acesso em 03/10/2006 SOUZA, Ubiratan Iório de Economia e Liberdade Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997. SIMON, H. (1986). Alternative Visions of Rationality. In.: Judgment and Decision Making – In Interdisciplinary Reader (pp. 97-113). Ed. by Hal Arkes and Kenneth R. Hammond, Cambridge University Press. Originally appeared in Simon, H. A. – Reason in Human Affairs (pp. 7-35). TULLOCK, Gordon; SELDON, Arthur; BRADY, Gordon L. Falhas de Governo: uma introdução à teoria da escolha pública. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 2005.