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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0005 - Filosofia da Educação Física e Esporte
Philosophy of physical education and Sport

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral do curso:
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.
Geral da disciplina:
Preparar profissionais para compreender o pensamento filosófico, capacitando-os a refletir e analisar com recursos filosóficos temas pertinentes à Educação Física e Esporte.
Específicos da disciplina:
Oferecer aos alunos uma leitura filosófica de diferentes facetas do corpo humano, capacitando-os a pensar criticamente as concepções que, genericamente, incidem na Educação Física e Esporte, possibilitando que a atuação profissional se fundamente numa posição ética.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2229603 - Cristiano Roque Antunes Barreira
 
Programa Resumido
Da atitude filosófica à reflexão filosófica. O corpo em Homero: o homem como ação; Corpo e Alma: o homem como razão. O método em Descartes. O dualismo moderno. A objetivação do corpo e a Educação Física. Filosofia e Saúde. Estética e Esporte. Temporalidade. Corpo e Mercado. Fenomenologia e Corporeidade. Ética.
 
 
 
Programa
1. Da atitude filosófica à reflexão filosófica: como definir a filosofia. 
2. O “corpo” em Homero - o homem como ação: relações com a experiência esportiva.
3. Corpo e Alma em Platão - o homem como razão: a Educação Física e o Esporte tematizados.
4. O método em Descartes: procedimentos para análise filosófica.
5. O dualismo moderno: a objetivação do corpo, a Educação Física e o Esporte.
6. Filosofia e Saúde: prevenção e promoção na Educação Física.
7. Estética e Esporte: a beleza atlética.
8. Temporalidade: objetividade e experiência corporal.
9. Corpo e Mercado: fetichismo da mercadoria.
10. Fenomenologia e Corporeidade.
11. Ética: convicção e responsabilidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas. Aprendizagem Baseada em Problemas. Seminários.
Os discentes serão avaliados pelos seguintes procedimentos:
- Avaliação dissertativa individual;
- Relatórios coletivos;
- Seminário coletivo;
- Auto-avaliação coletiva
Critério
- A avaliação dissertativa individual corresponderá a 60% da nota final enquanto as avaliações das atividades coletivas corresponderão aos 40% restantes.
Norma de Recuperação
Terão direito à recuperação os alunos que tenham obtido média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e freqüência maior ou igual a 70%. A recuperação constará de uma prova dissertativa referente ao conteúdo de todo o semestre, realizada no período previsto pela Instituição.
 
Bibliografia
     
ALES BELLO, A. Introdução à fenomenologia. (M. Mahfoud e J. T. Garcia, Trad.). Bauru: EDUSC, 2006.
CARVALHO, Y. M. de. Saúde, Sociedade e Vida: um olhar da Educação Física. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 27, n. 3, p. 153-168, maio 2006
CHAUÍ, M. Boas-vindas à Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
GADAMER, H.. O caráter oculto da saúde. (A. L. Costa, Trad.). Petrópolis: Vozes, 2006.
JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. (A. M. Parreira, trad.). São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DESCARTES, R. Discurso do Método. (M. E. de A. P. Galvão, Trad.) . São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FENSTERSEIFER, P.E. Corporeidade e formação do profissional na área da saúde. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 27(3), 167-71, maio 2006.
GUMBRECHT, H.U. Elogio da beleza atlética. (F. Ravagnani, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
REALE, G. Corpo, alma e saúde: o conceito de homem de Homero e Platão. São Paulo: Paulus, 2002.
MORIN, E. O Método 6: ética. (J.M. da Silva, Trad.). Porto Alegre: Sulina, 2007.
SÉRGIO, M. Motricidade Humana: um paradigma emergente. Blumenau: Editora da FURB, 1995.
TOJAL, J.B. O objeto de estuda da educação física. Em: Da educação física à motricidade Humana: a preparação do profissional. Lisboa: Instituto Piaget, 2004, 9-24.
 

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