Geral do curso:Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.Geral da disciplina:Preparar profissionais para compreender o pensamento filosófico, capacitando-os a refletir e analisar com recursos filosóficos temas pertinentes à Educação Física e Esporte.Específicos da disciplina:Oferecer aos alunos uma leitura filosófica de diferentes facetas do corpo humano, capacitando-os a pensar criticamente as concepções que, genericamente, incidem na Educação Física e Esporte, possibilitando que a atuação profissional se fundamente numa posição ética.
Da atitude filosófica à reflexão filosófica. O corpo em Homero: o homem como ação; Corpo e Alma: o homem como razão. O método em Descartes. O dualismo moderno. A objetivação do corpo e a Educação Física. Filosofia e Saúde. Estética e Esporte. Temporalidade. Corpo e Mercado. Fenomenologia e Corporeidade. Ética.
1. Da atitude filosófica à reflexão filosófica: como definir a filosofia. 2. O “corpo” em Homero - o homem como ação: relações com a experiência esportiva.3. Corpo e Alma em Platão - o homem como razão: a Educação Física e o Esporte tematizados.4. O método em Descartes: procedimentos para análise filosófica. 5. O dualismo moderno: a objetivação do corpo, a Educação Física e o Esporte. 6. Filosofia e Saúde: prevenção e promoção na Educação Física. 7. Estética e Esporte: a beleza atlética.8. Temporalidade: objetividade e experiência corporal.9. Corpo e Mercado: fetichismo da mercadoria. 10. Fenomenologia e Corporeidade.11. Ética: convicção e responsabilidade.
ALES BELLO, A. Introdução à fenomenologia. (M. Mahfoud e J. T. Garcia, Trad.). Bauru: EDUSC, 2006.CARVALHO, Y. M. de. Saúde, Sociedade e Vida: um olhar da Educação Física. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 27, n. 3, p. 153-168, maio 2006CHAUÍ, M. Boas-vindas à Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2011.GADAMER, H.. O caráter oculto da saúde. (A. L. Costa, Trad.). Petrópolis: Vozes, 2006.JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. (A. M. Parreira, trad.). São Paulo: Martins Fontes, 2001.DESCARTES, R. Discurso do Método. (M. E. de A. P. Galvão, Trad.) . São Paulo: Martins Fontes, 2007. FENSTERSEIFER, P.E. Corporeidade e formação do profissional na área da saúde. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 27(3), 167-71, maio 2006. GUMBRECHT, H.U. Elogio da beleza atlética. (F. Ravagnani, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras, 2007. REALE, G. Corpo, alma e saúde: o conceito de homem de Homero e Platão. São Paulo: Paulus, 2002.MORIN, E. O Método 6: ética. (J.M. da Silva, Trad.). Porto Alegre: Sulina, 2007.SÉRGIO, M. Motricidade Humana: um paradigma emergente. Blumenau: Editora da FURB, 1995.TOJAL, J.B. O objeto de estuda da educação física. Em: Da educação física à motricidade Humana: a preparação do profissional. Lisboa: Instituto Piaget, 2004, 9-24.