Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0006 - Introdução à Educação Física e Esporte
Introduction to Physical Education and Sport

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Objetivo Geral do Curso:
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.

Objetivo da Disciplina:
- Descrever e delinear áreas de conhecimento da Educação Física e do Esporte.
- Apresentar áreas de atuação do profissional de Educação Física e do Esporte.
- Apresentar diferentes formas de manifestação do Esporte.
- Apresentar possibilidades de prática em Educação Física.
- Oferecer vivências práticas de diferentes formas de manifestação e conteúdos da Educação Física e Esporte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6764212 - Matheus Machado Gomes
7844237 - Renato Francisco Rodrigues Marques
 
Programa Resumido
Apresentação e reflexão sobre conceitos, características e áreas de atuação profissional do bacharel em Educação Física e Esporte.  Áreas de conhecimento da Educação Física e Esporte. Legislação e processo de regulamentação profissional das áreas de Educação Física e Esporte. Formas de manifestação do Esporte na sociedade contemporânea. Vivências práticas em diferentes formas de manifestação do Esporte e conteúdos da Educação Física – condicionamento físico, luta, dança, jogos, ginástica, esportes individuais, esportes coletivos.
 
 
 
Programa
1. Conceituação de Educação Física e Esporte.
2. Áreas de atuação do profissional de Educação Física e do Esporte.
3. Áreas de conhecimento em Educação Física e Esporte.
4. Conteúdos da Educação Física.
5. Formas de manifestação do Esporte contemporâneo.
6. Classificações das práticas esportivas.
7. Vivências práticas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas; Aulas práticas; Trabalho em grupo e seminários.

Atividades discentes: assistência a aulas expositivas, participação em aulas práticas, preparação de trabalho, apresentação de seminário, realização de avaliações escritas e leitura de textos.
Critério
- Duas avaliações escritas – valor 10,0 cada.
- Elaboração e apresentação de seminário – valor 10,0.
- Nota final: média entre notas dos três instrumentos de avaliação.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de uma avaliação escrita de valor 10,0. A nota obtida neste momento será somada com a média final do aluno, sendo este produto divido por 2 – (Média final + Nota recuperação)*0,5 = Média da recuperação.
 
Bibliografia
     
BARBANTI, V.J. O que é Esporte? Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. P. 54-58, 2006.

BARBANTI, V.J. O que é Educação Física? Texto para fins didáticos, 2010.

BARBANTI, V.J. Esporte Como Construção da Cidadania. Texto para fins didáticos, 2010.

BENTO, Jorge Olimpio. Contexto e perspectivas. In: BENTO, Jorge Olímpio; GARCIA, Rui; GRAÇA, Amandio. Contextos da pedagogia do desporto: perspectivas e problemas. Lisboa: Livros Horizonte, 1999, p.19-112.

______. Do futuro do desporto e do desporto do futuro. In: GARGANTA, Julio (ed) Horizontes e órbitas nos treinos dos jogos desportivos. Porto: Universidade do Porto, 2000, p.189-206.

______. Porque se estuda desporto. In: BENTO, Jorge Olímpio. Desporto: discurso e substância. Porto, Universidade do Porto: Companhia das Letras, 2004a, p.51-60.

______. Do sentido do desporto. In: BENTO, Jorge Olímpio. Desporto: discurso e substância. Porto, Universidade do Porto: Companhia das Letras, 2004b, p.61-89.

COAKLEY, J. Sports in society: issues and controversies. 10ed. Saint Louis: Times Mirror/Mosby College Publishing, 2008.

HENRY, E. M. Physical Education: An Academic Discipline. Journal of Physical Education and Recreation, v.35, p. 32-38, 1964.

LAWSON, H., MORFORD, W. The Cross-Disciplinary Structure of Kinesiology and Sport Studies: Distinctions, Implications and Advantages. Quest, v. 31, p. 222-230, 1979.

LUMPKIN, A. Introduction to physical education, exercises science and sport studies. 8ed. Los Angeles: Connect Learn Succeed, 2011.

MANOEL, E.J. e TANI, G. Preparação Profissional em Educação Física e Esporte: Passado, Presente e Desafios para o Futuro. Revista Paulista de Educação Física. V.13, p. 13-19, 1999.

MORFORD, W. R. Toward a Profession not a Craft. Quest, v.42, p. 227-242, 1972.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0006

Clique para consultar o oferecimento para REF0006

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP