Objetivo Geral: Preparar profissionais para compreender a importância do exercício físico como medida preventiva de doenças e na promoção da saúde, capacitando-o para atuar nos diferentes segmentos populacionais.Objetivo específico: Conhecer o papel do exercício físico na cultura moderna. Conhecer os diferentes tipos de exercício físico e suas relações com a promoção de saúde; Conhecer os instrumentos de medidas em epidemiologia do exercício e suas aplicações.
Epidemiologia descritiva e analítica: conceitos e aplicações. Sedentarismo, atividade física e exercício físico: relação com a saúde e qualidade de vida. Adesão a programas de exercício físico.
– Processo Saúde-Doença– Epidemiologia: Conceito, aplicação e história– Condição de saúde da população– Saúde coletiva, atividade física e instrumentos de medida epidemiológico– Sedentarismo, atividade física e exercício físico: caracterização, prevalência mundial e conseqüências para a saúde e qualidade de vida da população– Adesão à prática: conceitos, determinantes e intervenções – Epidemiologia do Exercício físico: Medida preventiva e promoção de saúde.
ACSM. Diretrizes do ACSM para os testes de esforços e a prescrição de exercícios. São Paulo: Koogan, 2002. ALLSEN, P. Exercício e qualidade de vida: uma abordagem personalizada. São Paulo: Manole, 2001. CARVALHO, Y.M. O mito da atividade física e saúde. São Paulo: Ucitec, 1998.FLORINDO, A.A.; HALLAL, P. C. Epidemiologia da atividade física. Rio de Janeiro: Atheneu, 2011.NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.PITANGA, F.J.G. Epidemiologia da atividade física, exercício físico e saúde. 3.ed. rev. e amp. São Paulo. Phorte, 2010.