Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0012 - Introdução à Pesquisa Científica
Introduction to Scientific Research

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Geral do Curso:
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais. 

Geral da Disciplina: 
Preparar profissionais para compreender e identificar o que é uma pesquisa científica.

Específicos da Disciplina: 
Diferenciar o conhecimento científico dos demais tipos de conhecimento; Reconhecer os diferentes tipos de pesquisa na Educação Física e Esporte; Elaborar um projeto de pesquisa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8406410 - Márcio Pereira Morato
 
Programa Resumido
Ciência: história, classificação, paradigmas, conhecimento e método científico, fontes de informações. Tipos de pesquisa, trabalho científico e hipóteses. Aspectos éticos da ciência.
 
 
 
Programa
–– Ciência e tipos de conhecimento
– Classificação das ciências
– Método científico
– Tipos de pesquisa
– Fontes de informação científica e pesquisa bibliográfica
– Elaboração de pesquisa e desenvolvimento de projetos
– Problemas, objetivos e hipóteses da pesquisa
– Aspectos éticos da ciência
– Trabalho científico.

Métodos Utilizados
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas teóricas e práticas. As primeiras buscarão ser expositivo-dialogadas, complementadas por leituras orientadas, discussões, debates e seminários. As aulas práticas tem o objetivo de proporcionar maior significado a aprendizagem dos alunos por meio da elaboração de projetos de pesquisa de seu interesse.

Atividades Discentes
- Leituras de textos previamente definidos e discussão dos mesmos
- Realização de tarefas em sala e extra-classe
- Elaboração de seminário e projeto de pesquisa 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os discentes serão avaliados por meio de avaliação escrita, elaboração do projeto de pesquisa, apresentação dos resultados em seminários e realização de atividades em sala e extraclasse.
Critério
–– Prova teórica (4 pontos) – Projeto de pesquisa (2 pontos) – Apresentação de seminário (3 pontos) – Atividades realizadas (1 ponto).
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Edições Loyola, 1999
CHALMERS, A.F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense. 1993.
ESTEVES-VASCONCELLOS, M.J. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas. 1996.
POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1993.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Cortez, 1991.
THOMAS, J.R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física.  5ed. São Paulo: Artmed, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0012

Clique para consultar o oferecimento para REF0012

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP