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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0013 - História da Educação Física e Esporte
History of Physical Education and Sport

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Objetivo Geral do Curso:
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.

Objetivo da Disciplina:

- Apresentar e oferecer espaço de reflexão sobre a relação entre o Homem e o movimento em sociedades de diversas épocas;
- Apresentar e oferecer espaço de reflexão sobre a história do Esporte, como fenômeno sociocultural criado e transformado pelo Homem;
- Apresentar e oferecer espaço de reflexão sobre a institucionalização e transformações da Educação Física no Brasil em seus diferentes períodos históricos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7844237 - Renato Francisco Rodrigues Marques
 
Programa Resumido
Análise histórica da Educação Física e Esporte em diversas épocas e sociedades: Grécia Antiga; Império Romano; Idade Média; Renascimento; Iluminismo; Século XX e dias atuais. Institucionalização da Educação Física e Esporte no decorrer da história humana. Análise historiográfica da Educação Física e Esporte no Brasil.
 
 
 
Programa
01. O movimento humano e a Grécia Antiga; 
02. O movimento humano e o Império Romano;
03. O movimento humano e a Idade Média;
04. O movimento humano e as relações com o pensamento filosófico do Renascimento e Iluminismo
05. O movimento humano e o Período Contemporâneo;
06. A gênese do esporte moderno;
07. Transformações socioeconômicas do esporte nos século XIX, XX, XXI;
08. Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos;
09. Desenvolvimento e transformações sociais de diversas modalidades esportivas;
10. Institucionalização da Educação Física no Brasil em diferentes períodos – Colônia; Império; República; Ditaduras; Final do Século XX e século XXI.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas; Aulas práticas; Trabalho em grupo e seminários.

Atividades discentes: assistência a aulas expositivas, preparação de trabalho, realização de provas e leitura de textos.
Critério
Avaliação teórica 1 – 3,0 pontos
Avaliação teórica 2 – 4,0 pontos
Seminário e debate – 3,0 pontos
Recuperação – (Média final + Nota Exame) * 0,5 = Média de recuperação.
Norma de Recuperação
Terão direito à recuperação os alunos que tenham obtido média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e frequência maior ou igual a 70%. A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5) que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) como média final de recuperação, ou seja, média de recuperação = (média semestre + nota de recuperação) X 0,5. A prova de recuperação será oferecida em data definida pelos professores.
 
Bibliografia
     
CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas, Papirus. 1988.

COAKLEY, J. Sports in society. Issues and controversies. 10 ed. New York: McGrall Hill, 2008.

GEBARA, A.; PILATTI, L. A. (org). Ensaios sobre história e sociologia nos esportes. Jundiaí: Fontoura, 2006.

LUMPKIN, A. Introduction to Physical Education, exercise science and sports. 8ed. New York: McGraw Hill, 2011.

MELO, V. A. de. Por que devemos estudar história da educação Física/esportes nos cursos de graduação? Motriz. V.3, N.1, 1997.

SANT´ANNA, D. É possível realizar uma história do corpo? In: SOARES, C. L. (org.) Corpo e história. 3ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

SOARES, C. L. Educação Física: Raízes européias e Brasil. 4ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
 

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