Objetivo Geral do Curso:Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.Objetivo da Disciplina: - Apresentar e oferecer espaço de reflexão sobre a relação entre o Homem e o movimento em sociedades de diversas épocas;- Apresentar e oferecer espaço de reflexão sobre a história do Esporte, como fenômeno sociocultural criado e transformado pelo Homem;- Apresentar e oferecer espaço de reflexão sobre a institucionalização e transformações da Educação Física no Brasil em seus diferentes períodos históricos.
Análise histórica da Educação Física e Esporte em diversas épocas e sociedades: Grécia Antiga; Império Romano; Idade Média; Renascimento; Iluminismo; Século XX e dias atuais. Institucionalização da Educação Física e Esporte no decorrer da história humana. Análise historiográfica da Educação Física e Esporte no Brasil.
01. O movimento humano e a Grécia Antiga; 02. O movimento humano e o Império Romano; 03. O movimento humano e a Idade Média;04. O movimento humano e as relações com o pensamento filosófico do Renascimento e Iluminismo05. O movimento humano e o Período Contemporâneo; 06. A gênese do esporte moderno;07. Transformações socioeconômicas do esporte nos século XIX, XX, XXI;08. Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos;09. Desenvolvimento e transformações sociais de diversas modalidades esportivas;10. Institucionalização da Educação Física no Brasil em diferentes períodos – Colônia; Império; República; Ditaduras; Final do Século XX e século XXI.
CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas, Papirus. 1988.COAKLEY, J. Sports in society. Issues and controversies. 10 ed. New York: McGrall Hill, 2008.GEBARA, A.; PILATTI, L. A. (org). Ensaios sobre história e sociologia nos esportes. Jundiaí: Fontoura, 2006.LUMPKIN, A. Introduction to Physical Education, exercise science and sports. 8ed. New York: McGraw Hill, 2011.MELO, V. A. de. Por que devemos estudar história da educação Física/esportes nos cursos de graduação? Motriz. V.3, N.1, 1997.SANT´ANNA, D. É possível realizar uma história do corpo? In: SOARES, C. L. (org.) Corpo e história. 3ed. Campinas: Autores Associados, 2006. SOARES, C. L. Educação Física: Raízes européias e Brasil. 4ed. Campinas: Autores Associados, 2007.