Geral do CursoPreparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.Geral da DisciplinaApresentar as teorias e mecanismos de controle do movimento humano nos níveis comportamental e neural de análise.Específicos da DisciplinaDescrever a área de estudo de comportamento motor.Apresentar conceitos básicos sobre habilidades motoras.Identificar a fundamentação teórica sobre os processos neurocomportamentais do controle de movimentos.Identificar o vocabulário próprio de profissão relacionado ao controle de movimentos.
Estudo das teorias e mecanismos de controle do movimento humano nos níveis comportamental e neural de análise.
Módulo I: Introdução ao Comportamento Motor• Comportamento motor e suas subáreas• História do comportamento motorMódulo II: Habilidades Motoras• Definição de habilidades motoras• Classificação de habilidades motorasMódulo III: Introdução ao Controle Motor• Sistemas de controle• Teorias de controle motor• Métodos de estudo e medidas de desempenho em controle motorMódulo IV: Sistemas Sensoriais• Sistema visual• Sistema somatosensorial• Sistema vestibularMódulo V: Integração sensório-motora• Lei de Fitts• Tempo de reação• Movimentos reflexos• Movimentos rítmicos• Movimentos voluntáriosMódulo VI: Controle da postura• Circuitos neurais envolvidos• Ajustes posturais proativos e reativosMódulo VII: Controle da locomoção• Circuitos neurais envolvidosLocomoção adaptativaMódulo VIII: Controle de habilidades manipulativas• Circuitos neurais envolvidos• Contribuição das informações sensoriaisMÉTODOS UTILIZADOSAulas expositivas dialogadas e realização de trabalhos em grupos.ATIVIDADES DISCENTESLeituras de textos previamente definidos e discussão dos mesmos.Realização de atividades extraclasse.
Bear MF, Connors BW, Paradiso MA (2006) Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Artmed, Porto Alegre, 855pEnoka RM (2000) Bases neuromecânicas da cinesiologia. Manole, São Paulo, 450pKandel ER, Schwartz JH, Jessell TM (2002) Princípios da neurociência. Manole, São Paulo, 1430pLatash M (2008) Neurophysiological basis of movement. Human Kinetics, Champaign, 427pMagill RA (2000) Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. Editora Edgard Blücher, São Paulo, 369pRose DJ, Christina RW (2006) A multilevel approach to the study of motor control and leraning. Pearson Education, San Francisco, 445pSchmidt RA, Lee TD (2011) Motor control and learning: a behavioral emphasis. Human Kinetics, Champaign, 537pSchmidt RA, Wrisberg CA (2001) Aprendizagem e Performance Motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Artmed, Porto Alegre, 352p Shumway-Cook A, Woollacott MH (2010) Controle motor: teoria e aplicações práticas. Manole, São Paulo, 621pTeixeira LA (2006) Controle motor. Manole, São Paulo, 396p