Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0016 - Controle Motor
Motor Control

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral do Curso
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.

Geral da Disciplina
Apresentar as teorias e mecanismos de controle do movimento humano nos níveis comportamental e neural de análise.

Específicos da Disciplina
Descrever a área de estudo de comportamento motor.
Apresentar conceitos básicos sobre habilidades motoras.
Identificar a fundamentação teórica sobre os processos neurocomportamentais do controle de movimentos.
Identificar o vocabulário próprio de profissão relacionado ao controle de movimentos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5709315 - Renato de Moraes
 
Programa Resumido
Estudo das teorias e mecanismos de controle do movimento humano nos níveis comportamental e neural de análise.
 
 
 
Programa
Módulo I: Introdução ao Comportamento Motor
• Comportamento motor e suas subáreas
• História do comportamento motor
Módulo II: Habilidades Motoras
• Definição de habilidades motoras
• Classificação de habilidades motoras
Módulo III: Introdução ao Controle Motor
• Sistemas de controle
• Teorias de controle motor
• Métodos de estudo e medidas de desempenho em controle motor
Módulo IV: Sistemas Sensoriais
• Sistema visual
• Sistema somatosensorial
• Sistema vestibular
Módulo V: Integração sensório-motora
• Lei de Fitts
• Tempo de reação
• Movimentos reflexos
• Movimentos rítmicos
• Movimentos voluntários
Módulo VI: Controle da postura
• Circuitos neurais envolvidos
• Ajustes posturais proativos e reativos
Módulo VII: Controle da locomoção
• Circuitos neurais envolvidos
Locomoção adaptativa
Módulo VIII: Controle de habilidades manipulativas
• Circuitos neurais envolvidos
• Contribuição das informações sensoriais

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas expositivas dialogadas e realização de trabalhos em grupos.

ATIVIDADES DISCENTES
Leituras de textos previamente definidos e discussão dos mesmos.
Realização de atividades extraclasse.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Método:
• Duas provas
• Trabalhos em grupo
Critério
Prova I: 45% da nota final
Prova II: 45% da nota final
Média das notas dos trabalhos em grupo: 10% da nota final
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
Bear MF, Connors BW, Paradiso MA (2006) Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Artmed, Porto Alegre, 855p
Enoka RM (2000) Bases neuromecânicas da cinesiologia. Manole, São Paulo, 450p
Kandel ER, Schwartz JH, Jessell TM (2002) Princípios da neurociência. Manole, São Paulo, 1430p
Latash M (2008) Neurophysiological basis of movement. Human Kinetics, Champaign, 427p
Magill RA (2000) Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. Editora Edgard Blücher, São Paulo, 369p
Rose DJ, Christina RW (2006) A multilevel approach to the study of motor control and leraning. Pearson Education, San Francisco, 445p
Schmidt RA, Lee TD (2011) Motor control and learning: a behavioral emphasis. Human Kinetics, Champaign, 537p
Schmidt RA, Wrisberg CA (2001) Aprendizagem e Performance Motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Artmed, Porto Alegre, 352p
Shumway-Cook A, Woollacott MH (2010) Controle motor: teoria e aplicações práticas. Manole, São Paulo, 621p
Teixeira LA (2006) Controle motor. Manole, São Paulo, 396p
 

Clique para consultar os requisitos para REF0016

Clique para consultar o oferecimento para REF0016

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP