Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0017 - Crescimento e Desenvolvimento Humano
Human Growth and Development

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral do Curso
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar em diferentes segmentos das organizações sociais.

Geral da Disciplina
Desenvolver os conteúdos relacionados ao crescimento e desenvolvimento do ser humano, bem como os aspectos gerais dessa área de conhecimento e suas implicações para Educação Física e Esporte.

Específicos da Disciplina
- Conhecer os diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam no processo de crescimento e desenvolvimento humano.
- Caracterizar as etapas e os processos de crescimento e desenvolvimento humano, identificando as principais características físicas, motoras, afetivas, sociais e cognitivas.
- Conhecer as implicações do crescimento e desenvolvimento humano para o exercício e o esporte.
- Compreender o processo evolutivo do desempenho motor considerando os efeitos da maturação biológica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3396411 - Dalmo Roberto Lopes Machado
 
Programa Resumido
Características físicas, cognitivas, afetivas, sociais e fisiológicas de cada etapa do processo de crescimento e desenvolvimento e os fatores que podem influenciar este processo. As implicações deste conhecimento para compreensão das características e limites físicos-motores ante a prática de exercícios e esportes.
 
 
 
Programa
1. Conceitos e fundamentos do crescimento e desenvolvimento humano.

2. Monitorando o crescimento
a. Curvas de crescimento (estatura, peso, IMC, estatura e peso/idade)
b. Velocidade do crescimento
c. Estimativa de estatura adulta final

3. Fatores que influenciam o processo de crescimento-desenvolvimento humano
a. Fatores endógenos e exógenos
b. As alterações do comportamento na infância e adolescência
c. Progresso Psico-sexual
d. Teoria do desenvolvimento moral
e. Abordagem Psico-social

4. Recursos da maturação aplicados no esporte
a. Métodos utilizados na EFE
b. Associação da Maturação e Desempenho motor
c. Pico de velocidade de crescimento

5. Desempenho motor: processo evolutivo
a. Desenvolvimento das capacidades motoras durante o C&D
b. Formas de monitoramento
 
 
 
Avaliação
     
Método
Disciplina de caráter teórico muito embora inclua atividades que envolvem utilização de ferramentas de monitoramento do C&D com gráficos, tabelas e equações preditivas. As atividades essencialmente se caracterizam por aulas expositivas, exercícios em sala de aula, tarefas e discussão de textos.

ATIVIDADES DISCENTES
A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa que será somada à média semestral e calculada a média, devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 pontos como nota final de aprovação.
Critério
Trabalhos e relatórios propostos durante a disciplina
Apresentação de tarefas
Avaliação escrita
Participação das aulas (práticas e teóricas), discussões e reflexões com base nas leituras indicadas em aula debatidas no formato de fórum.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5), que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) como média final de recuperação.
 
Bibliografia
     
BARBANTI, V. J. Formação de Esportistas. São Paulo, Manole, 2005.
DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, Artmed, 2. ed., 2009.
GALLAHUE, D. L. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebes, Crianças, Adolescentes e Adultos. São Paulo, Phorte, 2003.
GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Crescimento Composição Corporal e Desempenho Motor de Crianças e Adolescentes. São Paulo, Balieiro, 2002.
MALINA, R. M. Atividade Física do Atleta Jovem: Do Crescimento a Maturação. São Paulo, Roca, 2002.
MALINA, R. M.; BOUCHARD, C. Growth, Maturation and Physical Activity. Champaign, Human Kinetics, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0017

Clique para consultar o oferecimento para REF0017

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP