Geral do CursoPreparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.Geral da DisciplinaApresentar as teorias, mecanismos e fatores que influenciam a aprendizagem de habilidades motoras.Específicos da DisciplinaDescrever a área de estudo de aprendizagem motora.Identificar a fundamentação teórica sobre os processos neurocomportamentais da aprendizagem motora.Identificar os fatores que influenciam na aprendizagem de habilidades motoras.Identificar o vocabulário próprio da profissão relacionado à aprendizagem de movimentos.
Estudo das teorias, mecanismos e fatores que influenciam a aprendizagem de habilidades motoras.
Módulo I: Introdução à aprendizagem motora • A aprendizagem motora como campo de estudo e aplicação • Teorias de aprendizagem motoraMódulo II: Avaliação da aprendizagem motora• Curvas de desempenho• Transferência de aprendizagemMódulo III: Estágios de aprendizagem motora• Modelos de estágios de aprendizagem motora• Desempenho especialistaMódulo IV: Atenção, memória e aprendizagem• Atenção e aprendizagem • Memória e aprendizagem• Aprendizagem motora explícita e implícitaMódulo V: Diferenças individuais e capacidades motorasMódulo VI: Preparação para a prática• O aprendiz: motivação, experiências anteriores e estágio atual de aprendizagem• Estabelecimento de metas Módulo VII: Técnicas de apresentação das habilidades motoras• Instrução• DemonstraçãoMódulo VIII: Organização da prática• Prática do todo e prática das partes• Prática massificada e prática distribuída• Prática física e prática mental• Prática constante e prática variada• Interferência contextualMódulo IX: Feedback extrínseco• Conhecimento de resultado e conhecimento de desempenho • Propriedades do feedback extrínseco • Considerações práticas ao fornecer feedbackMÉTODOS UTILIZADOSAulas expositivas dialogadas, seminários e realização de trabalhos em grupos.ATIVIDADES DISCENTESLeituras de textos previamente definidos e discussão dos mesmos.Elaboração de seminários e realização de atividades extraclasse.
Magill RA (2000) Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. Editora Edgard Blücher, São Paulo, 369pSchmidt RA, Lee TD (2011) Motor control and learning: a behavioral emphasis. Human Kinetics, Champaign, 537pSchmidt RA, Wrisberg CA (2010) Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Artmed, Porto Alegre, 416p Shumway-Cook A, Woollacott MH (2003) Controle motor: teoria e aplicações práticas. Manole, São Paulo, 592pTani G (2005) Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 352pTani G, Bento JO, Petersen RDS (2006) Pedagogia do desporto. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 411pTeixeira LA (2006) Controle motor. Manole, São Paulo, 396p.