Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0023 - Aprendizagem Motora
Motor Learning

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral do Curso
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.

Geral da Disciplina
Apresentar as teorias, mecanismos e fatores que influenciam a aprendizagem de habilidades motoras.

Específicos da Disciplina
Descrever a área de estudo de aprendizagem motora.
Identificar a fundamentação teórica sobre os processos neurocomportamentais da aprendizagem motora.
Identificar os fatores que influenciam na aprendizagem de habilidades motoras.
Identificar o vocabulário próprio da profissão relacionado à aprendizagem de movimentos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5709315 - Renato de Moraes
 
Programa Resumido
Estudo das teorias, mecanismos e fatores que influenciam a aprendizagem de habilidades motoras.
 
 
 
Programa
Módulo I: Introdução à aprendizagem motora 
• A aprendizagem motora como campo de estudo e aplicação
• Teorias de aprendizagem motora
Módulo II: Avaliação da aprendizagem motora
• Curvas de desempenho
• Transferência de aprendizagem
Módulo III: Estágios de aprendizagem motora
• Modelos de estágios de aprendizagem motora
• Desempenho especialista
Módulo IV: Atenção, memória e aprendizagem
• Atenção e aprendizagem
• Memória e aprendizagem
• Aprendizagem motora explícita e implícita
Módulo V: Diferenças individuais e capacidades motoras
Módulo VI: Preparação para a prática
• O aprendiz: motivação, experiências anteriores e estágio atual de aprendizagem
• Estabelecimento de metas
Módulo VII: Técnicas de apresentação das habilidades motoras
• Instrução
• Demonstração
Módulo VIII: Organização da prática
• Prática do todo e prática das partes
• Prática massificada e prática distribuída
• Prática física e prática mental
• Prática constante e prática variada
• Interferência contextual
Módulo IX: Feedback extrínseco
• Conhecimento de resultado e conhecimento de desempenho
• Propriedades do feedback extrínseco
• Considerações práticas ao fornecer feedback

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas expositivas dialogadas, seminários e realização de trabalhos em grupos.

ATIVIDADES DISCENTES
Leituras de textos previamente definidos e discussão dos mesmos.
Elaboração de seminários e realização de atividades extraclasse.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Método:
• Duas provas
• Um seminário
Critério
Prova I: 40% da nota final
Prova II: 40% da nota final
Seminário: 20% da nota final
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
Magill RA (2000) Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. Editora Edgard Blücher, São Paulo, 369p
Schmidt RA, Lee TD (2011) Motor control and learning: a behavioral emphasis. Human Kinetics, Champaign, 537p
Schmidt RA, Wrisberg CA (2010) Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Artmed, Porto Alegre, 416p
Shumway-Cook A, Woollacott MH (2003) Controle motor: teoria e aplicações práticas. Manole, São Paulo, 592p
Tani G (2005) Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 352p
Tani G, Bento JO, Petersen RDS (2006) Pedagogia do desporto. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 411p
Teixeira LA (2006) Controle motor. Manole, São Paulo, 396p.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0023

Clique para consultar o oferecimento para REF0023

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP