Geral do CursoPreparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.Geral da DisciplinaApresentar as teorias, mecanismos e fatores que influenciam a aprendizagem de habilidades motoras.Específicos da DisciplinaDescrever a área de estudo de desenvolvimento motor.Identificar a fundamentação teórica sobre os processos neurocomportamentais do desenvolvimento motor.Descrever o desenvolvimento motor do ser humano ao longo do ciclo de vida.Identificar o vocabulário próprio de profissão relacionado ao desenvolvimento motor.
Estudo do desenvolvimento motor ao longo do ciclo da vida.
Introdução ao desenvolvimento motor• O conceito de desenvolvimento motor• História do desenvolvimento motorTeorias de desenvolvimento motor• Teoria maturacionista• Teoria do processamento de informação• Teoria dos sistemas dinâmicosAvaliação do desenvolvimento motorDesenvolvimento motor e os outros domínios do comportamento• Desenvolvimento motor e cognitivo• Desenvolvimento motor e social• Desenvolvimento perceptivo-motorAspectos que influenciam o desenvolvimento motorDesenvolvimento motor ao longo do ciclo da vida• Desenvolvimento de habilidades motoras rudimentares• Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais• Desenvolvimento de habilidades motoras especializadas• Desenvolvimento de habilidades motoras em adultos e idososMÉTODOS UTILIZADOSAulas expositivas dialogadas, aulas práticas e realização de trabalhos em grupos.ATIVIDADES DISCENTESLeituras de textos previamente definidos e discussão dos mesmos.Elaboração de atividades práticas e realização de atividades extraclasse.
Gallahue DL, Ozmun JC, Goodway JD (2013) Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. McGraw-Hill, Porto Alegre, 488.Haywood KM, Getchell N (2010) Desenvolvimento motor ao longo da vida. 5ª. edição, Artmed, Porto Alegre, 407p.Payne VG, Isaacs LD (2007) Desenvolvimento motor humano: uma abordagem vitalícia. 6ª. edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 488p.Spirduso WW. Dimensões físicas do envelhecimento. São Paulo: Manole, 2005.Tani G (2005) Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 352p.