Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0024 - Desenvolvimento Motor
Motor Development

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral do Curso
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.

Geral da Disciplina
Apresentar as teorias, mecanismos e fatores que influenciam a aprendizagem de habilidades motoras.

Específicos da Disciplina
Descrever a área de estudo de desenvolvimento motor.
Identificar a fundamentação teórica sobre os processos neurocomportamentais do desenvolvimento motor.
Descrever o desenvolvimento motor do ser humano ao longo do ciclo de vida.
Identificar o vocabulário próprio de profissão relacionado ao desenvolvimento motor.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5709315 - Renato de Moraes
 
Programa Resumido
Estudo do desenvolvimento motor ao longo do ciclo da vida.
 
 
 
Programa
Introdução ao desenvolvimento motor
• O conceito de desenvolvimento motor
• História do desenvolvimento motor
Teorias de desenvolvimento motor
• Teoria maturacionista
• Teoria do processamento de informação
• Teoria dos sistemas dinâmicos
Avaliação do desenvolvimento motor
Desenvolvimento motor e os outros domínios do comportamento
• Desenvolvimento motor e cognitivo
• Desenvolvimento motor e social
• Desenvolvimento perceptivo-motor
Aspectos que influenciam o desenvolvimento motor
Desenvolvimento motor ao longo do ciclo da vida
• Desenvolvimento de habilidades motoras rudimentares
• Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais
• Desenvolvimento de habilidades motoras especializadas
• Desenvolvimento de habilidades motoras em adultos e idosos

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas expositivas dialogadas, aulas práticas e realização de trabalhos em grupos.

ATIVIDADES DISCENTES
Leituras de textos previamente definidos e discussão dos mesmos.
Elaboração de atividades práticas e realização de atividades extraclasse.
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Duas provas
• Aula prática
Critério
Prova I: 40% da nota final
Prova II: 40% da nota final
Aula prática: 20% da nota final
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
Gallahue DL, Ozmun JC, Goodway JD (2013) Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. McGraw-Hill, Porto Alegre, 488.
Haywood KM, Getchell N (2010) Desenvolvimento motor ao longo da vida. 5ª. edição, Artmed, Porto Alegre, 407p.
Payne VG, Isaacs LD (2007) Desenvolvimento motor humano: uma abordagem vitalícia. 6ª. edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 488p.
Spirduso WW. Dimensões físicas do envelhecimento. São Paulo: Manole, 2005.
Tani G (2005) Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 352p.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0024

Clique para consultar o oferecimento para REF0024

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP