Geral do CursoPreparar profissionais para compreender a área de Educação Física e Esporte, e capacitá-los para atuar em diferentes segmentos das organizações sociais.Da disciplinaCapacitar o futuro profissional para planejar, gerenciar, executar e avaliar programas de práticas corporais e programas esportivos individuais em contextos distintos. Despertar a capacidade de análise e de crítica do aluno sobre os procedimentos, as atitudes e as responsabilidades pedagógicas dos profissionais de Educação Física e Esporte.
Fundamentos didáticos e pedagógicos na orientação de práticas corporais e esportivas. Implicações pedagógicas do profissional no processo de Formação Esportiva. Métodos de Ensino nas práticas corporais e práticas esportivas individuais. Formação Profissional para o Coaching. Competências Pedagógicas do profissional de Educação Física e Esporte.
Conceitos: Pedagogia; Pedagogia da Educação Física e do Esporte; Competências Pedagógicas.Formação Profissional para o Coaching.Implicações pedagógicas e Competição Esportiva: ideal pedagógico; tendências; controvérsias.Implicações pedagógicas e Talento Esportivo: conceitos; modelos; tendências; controvérsias.Implicações pedagógicas e a Motivação na prática corporal e esportes individuais.Método de ensino em práticas corporais e esportes individuais.Processo de organização didático-pedagógica nas práticas corporais e esportes individuaisVivências práticas em processos didático-pedagógicos de práticas corporais e esportes individuais.
ADELINO, J.; VIEIRA, J. & COELHO, O. Jovens no Desporto – Um Pódio para Todos. Treino Desportivo, ano I, n.2, p.19-32, 1998. ARENA, S.S. & BÖHME, M.T.S. Programas de Iniciação e Formação Esportiva na Grande São Paulo. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v.14, n.2, p.184-195, 2000.ARENA, S S ; BOHME, M. T. S. .Federações esportivas e organização de competições para jovens. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 12, n.4, p. 45-50, 2004.BARBANTI, V. J.; TRICOLI, V. A formação do esportista. In: GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, G. Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: Editora UFRGS, p. 199-216, 2004.CAMPBELL, S. A função do treinador no desenvolvimento do jovem atleta. Treino Desportivo, ano I, n.3, 3a série, p.31-36, 1998.DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2002. Cap. 1, 3, 5, 6, 7 e 9.FERNANDES, J.P. R, LOBO DA COSTA, P.H. Pedagogia da natação: um mergulho para além dos quatro estilos. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.20, n.1, p.5-14, jan./mar. 2006.LOBO DA COSTA, P. H. . Pedagogia da Natação: uma revisão sistemática preliminar. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte (Online), v. 9, p. 50-54, 2010.MARQUES, A. Que competições para os jovens desportistas?.In: António, P. et al. Actividade Física e Desporto: fundamentos e contextos. Universidade Pedagógica de Moçambique, p.317-321, 2003.MINISTÉRIO DO ESPORTE. Política Nacional de Esporte no Brasil e Secretaria Nacional de Esporte [Online]. Acesso em 14/11/03. http://www.esporte.gov.br/ministerioNISTA-PICCOLO, V. L. (Org.) . Pedagogia do Esporte. Campinas: Papirus, 1999. v. 01.NISTA-PICCOLO, V. L. ;MOREIRA, W. W. . Corpo em movimento na Educação Infantil. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012. v. 1. 191pNUNOMURA, M. (Org.) ;TSUKAMOTO, M. H. C. (Org.). Fundamentos das Ginásticas. 1. ed. Jundiai: Fontoura, 2009. 240p. NUNOMURA, M. .Ginástica Artística. Sao Paulo: Odysseus, 2008, 158p.NUNOMURA, M.; NISTA-PICCOLO, V. L. (Org.) Compreendendo a Ginástica Artística. 2. ed. São Paulo: Phorte Editora, 2008. v. 1PAES, R.R.; BALBINO, H.F. Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 161p. SILVA, F.S.; FERNANDES, L. & CELANI, F.O. Desporto de crianças e jovens – um estudo sobre as idades de iniciação. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.1, n.2, p.45-53, 2001.