Fazer com que os alunos sejam capazes de: listar conhecimentos gerais necessários a um profissional que ministra atividades físicas; classificar exercícios físicos, jogos e atividades recreativas; aplicar estas atividades físicas com diferentes objetivos e em diferentes contextos; enumerar cuidados e estratégias relacionados à utilização destes tipos de atividades físicas.
Temas gerais da atividade física em Educação Física e Esporte. Exercícios físicos. Jogos. Recreação.
1. Temas gerais da atividade física em Educação Física e Esporte:- Triagem de saúde- Termos de responsabilidade e contratos- Vestimentas- Aquecimento e volta à calma- Aprendizagem do movimento, sobre o movimento e por meio do movimento- Escolha do local de prática e dos implementos- Estruturação do ambiente de prática- Aptidão física2. Exercícios físicos em Educação Física e Esporte:- Exercícios físicos com diferentes objetivos e em diferentes contextos- Classificações de exercícios físicos- Cuidados e estratégias para facilitar o alcance dos objetivos3. Jogos em Educação Física e Esporte:- Jogos com diferentes objetivos e em diferentes contextos- Classificações de jogos- Cuidados e estratégias para facilitar o alcance dos objetivos4. Recreação em Educação Física e Esporte:- Atividades de recreação com diferentes objetivos e em diferentes contextos- Classificações de atividades recreativas- Cuidados e estratégias para facilitar o alcance dos objetivos
ACSM (2010). Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição, Guanabara Koogan.Correia, M. M. (2006). Trabalhando com jogos cooperativos, Papirus.Gebara, A. (2011). Educação Física e Esportes - perspectivas para o século XXI, Papirus.Nahas, M. V. (2010). Atividade física, saúde e qualidade de vida, Midiograf.Nieman, D. C. (2011). Exercício e saúde - teste e prescrição de exercícios, Manole.Plowman, S. A. (2009). Fisiologia do exercício para saúde, aptidão e desempenho, Guanabara Koogan.Saba, F. (2012). Gestão em atendimento, Manole.