Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0032 - Gestão e Marketing na Educação Física e Esporte
Sport Management and Marketing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral do Curso
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.

Geral da Disciplina
Apresentar conceitos e aplicações práticas da gestão e do marketing para serviços na área do esporte e do exercício físico

Específicos da Disciplina
Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
1- Descrever a gestão esportiva com base na coordenação entre a produção e o marketing de serviços esportivos.
2- Definir as quatro funções administrativas básicas, isto é: planejar, organizar, liderar e avaliar.
3- Identificar aplicações práticas destas funções dentro de organizações esportivas.
4- Identificar as cinco grandes áreas da administração (produção, finanças, administração de recursos humanos, administração de recursos materiais, e marketing) considerando o produto esporte e exercício físico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2540410 - Cláudio Miranda da Rocha
 
Programa Resumido
Diferenças entre gestão e marketing. Gestão esportiva. Funções do gestor. Indústria do esporte. Organizações esportivas. Gestão de recursos humanos em organizações esportivas. Marketing esportivo. Comportamentos do consumidor do esporte. Eventos esportivos. Marketing pessoal. Leis federais e estaduais de incentivo ao esporte.
 
 
 
Programa
Definição da área de gestão esportiva
Indústria do esporte
Gestão esportiva no terceiro setor
Gestão esportiva no primeiro setor
Funções do gestor e classificação dos serviços esportivos
Gestão de RH em entidades esportivas I
Gestão de RH em entidades esportivas II
Tópicos especiais em gestão de RH: Liderança
Tópicos especiais em gestão de RH: Motivação
Tópicos especiais em gestão de RH: Justiça e comprometimento
Finanças do esporte I
Case 1 – Gestão de Recursos Humanos
Organização de eventos esportivos
Organização de torneios esportivos
Organização de megaeventos esportivos
Oportunidades e ameaças na organização de megaeventos
Comportamentos do consumidor do esporte I
Comportamentos do consumidor do esporte II
Marketing e marketing de serviços
Estratégias de marketing no setor esportivo
Case 2 – Marketing esportivo
Marketing pessoal para profissionais de EFE
Empreendedorismo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Porém, a participação dos alunos é estimulada e sempre muito bem-vinda. As discussões em classe procurarão extrapolar e modificar teorias existentes para aplicação prática da administração à nossa área.

Cases. A análise de alguns casos existentes na literatura ajuda os alunos a pensarem sobre a solução de problemas práticos e a aplicarem a teoria em situações próximas a realidade.

ATIVIDADES DISCENTES
Os alunos devem comparecer às aulas e participar das discussões. Além disto, espera-se pontualidade, assiduidade e respeito com os demais colegas de classe e com o professor. Estes devem fazer todas as tarefas pedidas (tais como leituras de artigos e participação em grupos para discussão de cases) e estar presentes nos dias das avaliações.
Critério
1. A nota final da disciplina será composta pela média aritmética de três avaliações: duas provas escritas (peso 2), individuais e sem consulta a qualquer tipo de material; e um trabalho em grupo (peso 1). A recuperação constará de uma prova escrita, individual e sem consulta, com o conteúdo de todo o semestre (peso 0.5). A nota da recuperação será somada à média conseguida nas três primeiras avaliações (peso 0.5). Após esta soma, o aluno atingir no mínimo 5,0 pontos para ser aprovado.
2. 70% de presença, no mínimo, às aulas
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
Chelladurai, P. (2005). Managing organizations for sport and physical activity: a systems perspective (2nd. ed.). Scottsdale, AZ: Holcomb Hathaway.
Chelladurai, P. (2006). Human resource management in sport and recreation (2nd. ed.). Champaign, IL: Human Kinetics Publishers.
Funk, D. C.; Mahony, D. F.; Ridinger, L. L. (2002). Characterizing consumer motivation as individual difference factors: Augmenting the Sport Interest Inventory (SII) to explain level of spectator support. Sport Marketing Quarterly, 11(1), 33-43.
Mullin, B.; Hardy, S.; Sutton, W. (2007). Sport Marketing (3rd ed.). Champaing, IL: Human Kinetics.
Pitts, B.; Stotlar, D. (2002). Fundamentos do Marketing Esportivo. São Paulo: Phorte.
Rocha, C. M.; Bastos, F. (2011). Gestão do esporte: definindo a área. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, 91-103.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0032

Clique para consultar o oferecimento para REF0032

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP