Geral do CursoPreparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.Geral da Disciplina Apresentar conceitos e aplicações práticas da gestão e do marketing para serviços na área do esporte e do exercício físicoEspecíficos da DisciplinaAo final do semestre o aluno deverá ser capaz de:1- Descrever a gestão esportiva com base na coordenação entre a produção e o marketing de serviços esportivos.2- Definir as quatro funções administrativas básicas, isto é: planejar, organizar, liderar e avaliar.3- Identificar aplicações práticas destas funções dentro de organizações esportivas. 4- Identificar as cinco grandes áreas da administração (produção, finanças, administração de recursos humanos, administração de recursos materiais, e marketing) considerando o produto esporte e exercício físico.
Diferenças entre gestão e marketing. Gestão esportiva. Funções do gestor. Indústria do esporte. Organizações esportivas. Gestão de recursos humanos em organizações esportivas. Marketing esportivo. Comportamentos do consumidor do esporte. Eventos esportivos. Marketing pessoal. Leis federais e estaduais de incentivo ao esporte.
Definição da área de gestão esportivaIndústria do esporteGestão esportiva no terceiro setorGestão esportiva no primeiro setorFunções do gestor e classificação dos serviços esportivosGestão de RH em entidades esportivas IGestão de RH em entidades esportivas IITópicos especiais em gestão de RH: LiderançaTópicos especiais em gestão de RH: MotivaçãoTópicos especiais em gestão de RH: Justiça e comprometimentoFinanças do esporte ICase 1 – Gestão de Recursos HumanosOrganização de eventos esportivos Organização de torneios esportivos Organização de megaeventos esportivosOportunidades e ameaças na organização de megaeventosComportamentos do consumidor do esporte IComportamentos do consumidor do esporte IIMarketing e marketing de serviçosEstratégias de marketing no setor esportivoCase 2 – Marketing esportivoMarketing pessoal para profissionais de EFEEmpreendedorismo
Chelladurai, P. (2005). Managing organizations for sport and physical activity: a systems perspective (2nd. ed.). Scottsdale, AZ: Holcomb Hathaway.Chelladurai, P. (2006). Human resource management in sport and recreation (2nd. ed.). Champaign, IL: Human Kinetics Publishers.Funk, D. C.; Mahony, D. F.; Ridinger, L. L. (2002). Characterizing consumer motivation as individual difference factors: Augmenting the Sport Interest Inventory (SII) to explain level of spectator support. Sport Marketing Quarterly, 11(1), 33-43.Mullin, B.; Hardy, S.; Sutton, W. (2007). Sport Marketing (3rd ed.). Champaing, IL: Human Kinetics.Pitts, B.; Stotlar, D. (2002). Fundamentos do Marketing Esportivo. São Paulo: Phorte.Rocha, C. M.; Bastos, F. (2011). Gestão do esporte: definindo a área. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, 91-103.