Orientar os alunos para a elaboração de trabalho acadêmico/científico com fins de realização de trabalho de conclusão de curso em educação física e esporte.Ao final do desenvolvimento do programa da disciplina espera-se que o aluno seja capaz de: a) dominar os princípios básicos para elaboração do trabalho acadêmico/científico; b) identificar as possibilidades de investigação científica na área de educação física e esporte e c) apresentar um pré-projeto de monografia elaborado individualmente, tendo como base um tema específico da educação física e esporte.
A educação física e o esporte como campos de conhecimento. Características da monografia. Tipos e etapas da pesquisa científica.
1. A educação física e o esporte como campos de conhecimento.2. Características da monografia.3. Tipos e etapas da pesquisa científica.4. Editor de texto e de apresentação.
BASTOS, L.R.;PAIXÃO, L.; FERNANDES, L.M. DELUIZ, N. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro, Editora LTC, 2003.BUNGE, M. Ciência e desenvolvimento. Belo Horizonte. Editora Itatiaia. São Paulo, EDUSP, 1980.DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo, Atlas, 1991.LUNGARZO, C. O que é ciência? São Paulo. Ed. Brasiliense, 1992.MORAES, I.N. Elaboração da pesquisa científica. São Paulo, Ed. Átamo, 1985.SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo. Cortez e Moraes Ltda, 1977.MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa. São Paulo, Atlas. 1996.POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1993.THOMAS, J.R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física. São Paulo: Artmed. 5ed., 2008.