Geral do CursoPreparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar em diferentes segmentos das organizações sociais.Geral da DisciplinaDesenvolver a capacidade crítico-analítica para elaborar, desenvolver e avaliar programas de exercícios físicos para a faixa etária compreendida entre 3 e 6 anos.Específicos da DisciplinaCapacitar o aluno para identificar, relacionar e aplicar o corpo de conhecimento apresentado no ciclo básico para a elaboração de programas de exercícios para a faixa etária de 3 a 6 anos.
Necessidades físicas e motoras de crianças de 3 a 6 anos de idade, as possibilidades de conteúdo e os procedimentos pedagógicos para o planejamento, execução e avaliação de programas de exercício físico nessa faixa etária.
1. Observação in loco de programas de exercício físico para crianças de 3 a 6 anos de idade. 2. Desenvolvimento cognitivo e implicações para programas de exercício físico para crianças de 3 a 6 anos de idade: linguagem e compreensão de regras3. Desenvolvimento afetivo-social e implicações para exercício físico de crianças de 3 a 6 anos de idade: - a personalidade;- os relacionamentos sociais;- a agressividade.4. Auto-estima e competência motora e implicações para exercício físico para crianças de 3 a 6 anos de idade.5. Conteúdo de programas de exercício físico para crianças de 3 a 6 anos de idade: conceitos do movimento; fatores do movimento; habilidades motoras básicas; atividades rítmicas e de expressão; jogos simbólicos.6. Planejamento de programas de exercício físico para crianças de 3 a 6 anos de idade7. O ambiente de ensino:- Motivação- Instalações, equipamentos e segurança- Observação- Disciplina- Comunicação
BEE, H. A criança em desenvolvimento. 7ª Edição. São Paulo. Editora Artmed, 1995.BUSCHENER, C.A. Teaching Children Movements Concepts and Skills. Champaign: Human Kinetics, 1994.GALLAHUE, D.L. & OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adultos e adolescentes. São Paulo: Phorte Editora, 2001.GRAHAM, G. Teaching Children Physical Education. Champaign: Human Kinetics, 1992.GRAHAM, G.; HOLT/HALE, S.A. & PARKER, M. Children Moving: a reflective approach to teaching physical education. 6a. Edição. New York: McGraw Hill, 2004..KAMI, C. & DEVRIES, R. Jogos em Grupo na Educação Infantil. São Paulo. Trajetória Cultural, 1991.MOREIRA, E.C. & NISTA-PICCOLO, V.N. O que e como ensinar Educação Física na escola. São Paulo. EditoraFontoura, 2009.MOSSTON, M. & Ashworth, S. Teaching Physical Education. New York: Macmillan College Publishing Company, 1994. SANDERS, S.W. Designing Preschool Movement Program. Champaign: Human Kinetics, 1992.