Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0039 - Programa de Exercício Físico na Infância I
Physical exercise program in childhood I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral do Curso
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar em diferentes segmentos das organizações sociais.

Geral da Disciplina
Desenvolver a capacidade crítico-analítica para elaborar, desenvolver e avaliar programas de exercícios físicos para a faixa etária compreendida entre 3 e 6 anos.

Específicos da Disciplina
Capacitar o aluno para identificar, relacionar e aplicar o corpo de conhecimento apresentado no ciclo básico para a elaboração de programas de exercícios para a faixa etária de 3 a 6 anos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2540480 - Hugo Tourinho Filho
1385068 - Myrian Nunomura
 
Programa Resumido
Necessidades físicas e motoras de crianças de 3 a 6 anos de idade, as possibilidades de conteúdo e os procedimentos pedagógicos para o planejamento, execução e avaliação de programas de exercício físico nessa faixa etária.
 
 
 
Programa
1. Observação in loco de programas de exercício físico para crianças de 3 a 6 anos de idade. 

2. Desenvolvimento cognitivo e implicações para programas de exercício físico para crianças de 3 a 6 anos de idade: linguagem e compreensão de regras

3. Desenvolvimento afetivo-social e implicações para exercício físico de crianças de 3 a 6 anos de idade:
- a personalidade;
- os relacionamentos sociais;
- a agressividade.

4. Auto-estima e competência motora e implicações para exercício físico para crianças de 3 a 6 anos de idade.

5. Conteúdo de programas de exercício físico para crianças de 3 a 6 anos de idade: conceitos do movimento; fatores do movimento; habilidades motoras básicas; atividades rítmicas e de expressão; jogos simbólicos.

6. Planejamento de programas de exercício físico para crianças de 3 a 6 anos de idade

7. O ambiente de ensino:
- Motivação
- Instalações, equipamentos e segurança
- Observação
- Disciplina
- Comunicação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Teóricas
Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais.

Aulas Práticas
Os alunos deverão elaborar e executar aulas práticas de acordo com as características da faixa etária compreendida entre 3 a 6 anos.

Palestras de Convidados
Serão convidados palestrantes para abordar temas relevantes sobre programas de exercícios na infância I.

ATIVIDADES DISCENTES
Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; realizar as provas.
Critério
- 01 (uma) prova escrita;
- 01 (uma) avaliação de aula prática ministrada pelos alunos;
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
BEE, H. A criança em desenvolvimento. 7ª Edição. São Paulo. Editora Artmed, 1995.
BUSCHENER, C.A. Teaching Children Movements Concepts and Skills. Champaign: Human Kinetics, 1994.
GALLAHUE, D.L. & OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adultos e adolescentes. São Paulo: Phorte Editora, 2001.
GRAHAM, G. Teaching Children Physical Education. Champaign: Human Kinetics, 1992.
GRAHAM, G.; HOLT/HALE, S.A. & PARKER, M. Children Moving: a reflective approach to teaching physical education. 6a. Edição. New York: McGraw Hill, 2004..
KAMI, C. & DEVRIES, R. Jogos em Grupo na Educação Infantil. São Paulo. Trajetória Cultural, 1991.
MOREIRA, E.C. & NISTA-PICCOLO, V.N. O que e como ensinar Educação Física na escola. São Paulo. EditoraFontoura, 2009.
MOSSTON, M. & Ashworth, S. Teaching Physical Education. New York: Macmillan College Publishing Company, 1994.
SANDERS, S.W. Designing Preschool Movement Program. Champaign: Human Kinetics, 1992.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0039

Clique para consultar o oferecimento para REF0039

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP