Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0041 - Programa de Exercício Físico na Infância II
Physical exercise program in childhood II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral do Curso
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar em diferentes segmentos das organizações sociais.

Geral da Disciplina
Desenvolver a capacidade crítico-analítica para elaborar, desenvolver e avaliar programas de exercícios físicos para a faixa etária compreendida entre 6 e 12 anos.

Específicos da Disciplina
Capacitar o aluno para identificar, relacionar e aplicar o corpo de conhecimento apresentado no ciclo básico para a elaboração de programas de exercícios para a faixa etária de 6 a 12 anos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2540480 - Hugo Tourinho Filho
1385068 - Myrian Nunomura
 
Programa Resumido
Necessidades físicas, motoras e afetivo-sociais de crianças de 7 a 12 anos de idade, as possibilidades de conteúdo e os procedimentos pedagógicos para o planejamento, execução e avaliação de programas de exercício físico e de esporte nessa faixa etária.
 
 
 
Programa
1. A segunda infância no ciclo de vida do ser humano:
- Importância do exercício físico e do esporte para crianças de 7 a 12 anos de idade
- Tendências atuais dos programas de exercício físico e de esporte para a criança de segunda infância (aptidão física, esporte, recreação, lazer, etc.)
2. Desenvolvimento físico e motor e implicações para os programas de exercício físico e de esporte para crianças de 7 a 12 anos de idade:
- Combinação e aplicação de movimentos fundamentais: diversidade e complexidade
- Capacidades coordenativas e condicionais
3. Desenvolvimento cognitivo e afetivo-social e implicações para as atividades físicas de crianças de 7 a 12 anos de idade:
- Julgamento moral e regras
- Punição e sanção
- Competição e Cooperação
- Questão de gênero
- Agressividade
4. Conteúdos para programas de atividade física de crianças de 7 a 12 anos de idade:
- jogos
- dança
- ginástica
- lutas
5. Planejamento de programas de exercício físico e de esporte para crianças de 7 a 12 anos de idade:
- objetivos
- estratégias de ensino
- ambiente de ensino
- metas
- avaliação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Teóricas
Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais.

Aulas Práticas
Os alunos deverão elaborar e executar aulas práticas de acordo com as características da faixa etária compreendida entre 6 a 12 anos.

Palestras de Convidados
Serão convidados palestrantes para abordar temas relevantes sobre programas de exercícios na infância II.

ATIVIDADES DISCENTES
Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; realizar as provas.
Critério
- 01 (uma) prova escrita;
- 01 (uma) avaliação da aula prática ministrada pelos alunos;
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
BELKA, D.E. Teaching Children Games. Champaign: Human Kinetics, 1994.
DE ROSE JR., D. (org.) Esporte e Atividade Física na Infância e na Adolescência. 2ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GALLAHUE, D.L. & OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adultos e adolescentes. São Paulo: Phorte Editora, 2001.
GRAHAM, G.; HOLT/HALE, S.A. & PARKER, M. Children Moving: a reflective approach to teaching physical education. 6a. Edicao. New York: McGraw Hill, 2004.
GRAHAN, G. Teaching Children Physical Education. Champaign: HumanKinetcs, 1992.
MOSSTON, M. & Ashworth, S. Teaching Physical Education. New York: Macmillan College Publishing Company, 1994.
NEWCOMBE, N. O desenvolvimento infantil: abordagem de Mussen. Porto Alegre, Artmed, 1999.
NISTA-PICCOLO, V.L. (Org.) Pedagogia dos Esportes. Campinas: Papirus, 1999.
NUNOMURA, M. & TSUKAMOTO, M.H.C. (Org.) Fundamentos das Ginásticas. São Paulo: Editora Fontoura, 2009.
PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica Geral: experiências e reflexões. São Paulo. Editora Phorte, 2008.
PURCELL, T.M. Teaching Children Dance. Champaign: Human Kinetics, 1994.
RATLIFFE, T. & RATLIFFE, L. Teaching Children Fitness. Illinois: HumanKinetics, 1994.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0041

Clique para consultar o oferecimento para REF0041

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP