Geral do CursoPreparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar em diferentes segmentos das organizações sociais.Geral da DisciplinaDesenvolver a capacidade crítico-analítica para elaborar, desenvolver e avaliar programas de exercícios físicos para a faixa etária compreendida entre 6 e 12 anos.Específicos da DisciplinaCapacitar o aluno para identificar, relacionar e aplicar o corpo de conhecimento apresentado no ciclo básico para a elaboração de programas de exercícios para a faixa etária de 6 a 12 anos.
Necessidades físicas, motoras e afetivo-sociais de crianças de 7 a 12 anos de idade, as possibilidades de conteúdo e os procedimentos pedagógicos para o planejamento, execução e avaliação de programas de exercício físico e de esporte nessa faixa etária.
1. A segunda infância no ciclo de vida do ser humano:- Importância do exercício físico e do esporte para crianças de 7 a 12 anos de idade- Tendências atuais dos programas de exercício físico e de esporte para a criança de segunda infância (aptidão física, esporte, recreação, lazer, etc.)2. Desenvolvimento físico e motor e implicações para os programas de exercício físico e de esporte para crianças de 7 a 12 anos de idade:- Combinação e aplicação de movimentos fundamentais: diversidade e complexidade- Capacidades coordenativas e condicionais3. Desenvolvimento cognitivo e afetivo-social e implicações para as atividades físicas de crianças de 7 a 12 anos de idade:- Julgamento moral e regras- Punição e sanção- Competição e Cooperação- Questão de gênero- Agressividade4. Conteúdos para programas de atividade física de crianças de 7 a 12 anos de idade:- jogos- dança- ginástica- lutas 5. Planejamento de programas de exercício físico e de esporte para crianças de 7 a 12 anos de idade:- objetivos- estratégias de ensino- ambiente de ensino- metas- avaliação
BELKA, D.E. Teaching Children Games. Champaign: Human Kinetics, 1994.DE ROSE JR., D. (org.) Esporte e Atividade Física na Infância e na Adolescência. 2ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2009.GALLAHUE, D.L. & OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adultos e adolescentes. São Paulo: Phorte Editora, 2001.GRAHAM, G.; HOLT/HALE, S.A. & PARKER, M. Children Moving: a reflective approach to teaching physical education. 6a. Edicao. New York: McGraw Hill, 2004.GRAHAN, G. Teaching Children Physical Education. Champaign: HumanKinetcs, 1992.MOSSTON, M. & Ashworth, S. Teaching Physical Education. New York: Macmillan College Publishing Company, 1994. NEWCOMBE, N. O desenvolvimento infantil: abordagem de Mussen. Porto Alegre, Artmed, 1999.NISTA-PICCOLO, V.L. (Org.) Pedagogia dos Esportes. Campinas: Papirus, 1999.NUNOMURA, M. & TSUKAMOTO, M.H.C. (Org.) Fundamentos das Ginásticas. São Paulo: Editora Fontoura, 2009.PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica Geral: experiências e reflexões. São Paulo. Editora Phorte, 2008.PURCELL, T.M. Teaching Children Dance. Champaign: Human Kinetics, 1994.RATLIFFE, T. & RATLIFFE, L. Teaching Children Fitness. Illinois: HumanKinetics, 1994.