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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0044 - Resolução de Problemas em Práticas Integradas de Saúde, Educação e Educação Física
Problem Solving in health, education and physical education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral do curso:
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.

Geral da disciplina:
Preparar profissionais para compreender de modo integrado questões referentes às práticas de saúde, educação e educação física, capacitando-os para abordar e aplicar conhecimentos da área em sua atuação.

Específicos da disciplina:
- Iniciar os alunos em projetos de iniciação científica especialmente voltados à educação, saúde e atividade física.
- Introduzir os alunos em atividades interdisciplinares de pesquisa e práticas multiprofissionais de saúde, educação e atividade física.
- Discutir, investigar e analisar temas em saúde, educação e atividade física articulados com problemas sociais, interpessoais, culturais e científicos relacionados à vida cotidiana das pessoas, à cidade de Ribeirão Preto e à realidade brasileira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2229603 - Cristiano Roque Antunes Barreira
 
Programa Resumido
Esta disciplina propõe discutir, investigar e analisar, de forma interdisciplinar temas em saúde, educação e atividade física articulados com problemas sociais, interpessoais, culturais, científicos e suas expressões em equipes multiprofissionais de saúde relacionados à vida cotidiana das pessoas, à cidade de Ribeirão Preto e à realidade brasileira.
 
 
 
Programa
Identificação de problemas temáticos; contextualização de problemas de saúde, educação e atividade física situados; formulação de questões investigativas pertinentes à resolução de problemas; redação de projeto de pesquisa; coleta e análise de dados qualitativos; discussão interdisciplinar articulada com a literatura; devolutiva dos resultados à comunidade investigada.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os discentes serão avaliados pelos seguintes procedimentos:
- Relatórios individuais;
- Relatórios Coletivos;
- Seminários;
- Auto-avaliação grupal e individual.
Critério
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação deverá realizar prova e/ou trabalho. A nota final será a média ponderada das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
OLIVEIRA, F.J.ª de, Participação popular em saúde: as dimensões da cultura. Saúde em Debate. 52:67-73, 1996.
CIAMPONE, M.H.T.; PEDUZZI, M. Trabalho em equipe e trabalho em grupo no Programa de Saúde da Família. Ver.Bras.Enf., v.53, n.especial, p.143-47, dez 2000.
Cury CR. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa (SP), n. 116, jul. 2002. p. 245-62.
Lefevre F, Lefevre AMC. Promoção de Saúde - a negação da negação. Rio de Janeiro: Vieira&Lentt. 2005.
LUZ, Madel Teresinha. Novos saberes e práticas em saúde coletiva: estudo sobre racionalidades médicas e práticas corporais. São Paulo: Hucitec, 2003.
MARTINS, M. H. Humanização nas relações existenciais: a formação do profissional de Saúde, São Paulo, Casa do Psicólogo, 2001.
ONGARO, S. Compreendendo as relações entre o psiquismo e o adoecer. Temas em Psicologia, n. 2, p. 167-175, 1994.
QUINT, Fernanda Ouriques; MATIELLO JÚNIOR, Edgard; MARTINEZ, Jéssica Félix Nicácio; BACHELADENSKI, Miguel Sidenei. Reflexões sobre a inserção da Educação Física no Programa Saúde da Família. Motrivivência, Ano XVII, n.24, p. 81-95, jun./2005.
Sícoli JL; Nascimento PR. Promoção de saúde: concepções, princípios e operacionalização. Interface – Comunic, Saúde, Educ 2003 fev; 17(12):101-22.
Silva RC. Metodologias participativas para trabalhos de promoção de saúde e cidadania. São Paulo: Vetor, 2002.
 

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