Geral do Curso: Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais. Geral da Disciplina: Apresentar as características das deficiências sensoriais, intelectuais e físico/motoras; contextualizar o papel da educação física e esporte como instrumento para a melhora da saúde, autonomia e sociabilização da pessoa com deficiência. Específicos da Disciplina: Conhecer e classificar as diferentes deficiências e suas possíveis limitações para a atividade física; discutir os benefícios advindos da atividade física e esportiva; aplicação dos conhecimentos para o planejamento e implantação de programas de educação física e esporte para a população específica.
Conceitos e histórico da Educação Física Adaptada, Esporte Adaptado e Paralímpico. Características das deficiências. Programas de Educação Física e Esporte para pessoas com deficiência.
– Conceitos e histórico da Educação Física Adaptada – Fundamentos e características das deficiências sensoriais, intelectuais e físico/motoras. – Esporte Adaptado e Paralímpico – Educação física e esporte para pessoas com deficiência visual – Educação física e esporte para pessoas com deficiência auditiva – Educação física e esporte para pessoas com deficiência intelectual – Educação física e esporte para pessoas com deficiência física Métodos Utilizados A disciplina será desenvolvida por meio de aulas teóricas e práticas. As primeiras buscarão ser expositivo-dialogadas, complementadas por leituras orientadas, discussões, debates, recursos audio-visuais e seminários. As aulas práticas possibilitarão a vivência dos alunos em condição de deficiência simulada para refletirem sobre a alteridade e as condições das pessoas com deficiência de maneira mais significativa. Eventualmente serão realizadas visitas técnicas a instituições especializadas ao atendimento a essa população. Atividades Discentes - Leituras de textos previamente definidos e discussão dos mesmos - Realização de tarefas em sala e extra-classe - Participação nas aulas práticas e visitas técnicas
ALMEIDA, J.J.G. et al. (Orgs.). Goalball: invertendo o jogo da inclusão. Campinas: Autores Associados, 2008. CONDE, A.J.M.; SOBRINHO, P.A.S.; SENATORE, V. Introdução ao movimento paraolímpico: manual de orientação para professores de educação física. Brasília: Comitê Paraolímpico Brasileiro, 2006.GORGATTI, M.G.; COSTA, R.F. (2008). Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 2ª Ed. São Paulo: ManoleMAUERBERG-DE CASTRO, E. (2005). Atividade Física Adaptada. Ribeirão Preto: Tecmedd.MELLO, M.T.; WINCKLER, C. (Eds.). Esporte Paralímpico. São Paulo: Editora Atheneu, 2012.WINNICK, J.P. (2005). Adapted Physical Education and Sport. 4th Edition. Champaign, IL: Human Kinetics.