Geral do CursoPreparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.Geral da Disciplina Desenvolver a capacidade crítico-analítica para elaborar, desenvolver e avaliar programas de exercícios físicos na adolescência.Específicos da Disciplina Aplicar os conceitos de crescimento, desenvolvimento, puberdade, maturação sexual e adolescência para a elaboração e avaliação de programas de exercícios para a adolescência; Aplicar as informações sobre capacidades motoras para a elaboração de programas de exercícios para a adolescência; Identificar as etapas de formação esportiva a longo prazo na adolescência – iniciação esportiva e especialização. Identificar os tipos de exercícios apropriados para cada programa.
Formação esportiva na adolescência; Programas de exercícios físicos na adolescência; Programas de treinamento na adolescência.
- Formação esportiva na adolescência – iniciação esportiva e especialização;- Capacidades motoras coordenativas e condicionais na adolescência;- Elaboração de programas de exercícios e programas de treinamento de acordo com as características da adolescência.
BARBANTI, V.J. Formação de esportistas. São Paulo: Manole, 2005.BARBANTI, V.J. Treinamento esportivo – as capacidades motoras dos esportistas. São Paulo: Manole, 2010.DE ROSE JR, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. 2ª ed. Porto alegre: Artmed, 2009.SILVA, L.R.R. Desempenho esportivo – treinamento com crianças e adolescentes. 2ª ed. São Paulo: Phorte Editora, 2010.BOHME, M.T.S. Esporte infantojuvenil – treinamento a longo prazo e talento esportivo. São Paulo: Phorte Editora, 2011.SETIAN, N.; COLLI, A.S.; MARCONDES, E. Adolescência. São Paulo: Savier, 1979.WEINECK, J. Manual de treinamento esportivo. 2ª ed. São Paulo: Manole, 1986.