Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0055 - Programa de Esporte Coletivo I
Collective Sport Program I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Apresentar e identificar os aspectos relevantes da dinâmica do basquetebol e do handebol ao longo do processo de ensino-aprendizagem-treinamento, como as regras e os elementos técnicos e táticos.
Listar e definir os principais conteúdos (técnicos e técnico-táticos) que envolvem o basquetebol e o handebol.
Formar um profissional crítico (leitura, escrita, postura nas aulas) e consequentemente formador de opinião.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8470538 - Rafael Pombo Menezes
 
Programa Resumido
Histórico e regras do basquetebol e do handebol. Ensino e treinamento dos elementos técnicos (fundamentos) e técnico-táticos (individuais e coletivos) ofensivos e defensivos do basquetebol e do handebol. Características e a aplicabilidade dos sistemas de jogo (ofensivos e defensivos) do basquetebol e do handebol nas diferentes etapas do processo de ensino-aprendizagem-treinamento.
 
 
 
Programa
1. Histórico e evolução do basquetebol e do handebol e seu desenvolvimento no Brasil;
2. As regras do basquetebol e do handebol e o desenvolvimento do jogo;
3. Iniciação esportiva ao basquetebol e ao handebol;
4. O processo de ensino-aprendizagem-treinamento do basquetebol e do handebol;
5. Os elementos técnicos do basquetebol e do handebol;
6. Os elementos técnico-táticos (individuais, grupais e coletivos) ofensivos e defensivos do basquetebol e do handebol;
7. Os sistemas de jogo ofensivos e defensivos do basquetebol e do handebol;
8. Capacidades físicas inerentes ao jogo de basquetebol e de handebol;
9. Planejamento em longo prazo no basquetebol e no handebol.
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Uma avaliação dissertativa; b) Dois seminários
Critério
A nota final do aluno será constituída da seguinte forma: • NF = (prova * 0,3) + (seminário 1 * 0,35) + (seminário 2 * 0,35)
Norma de Recuperação
Prova escrita cumulativa (peso 5) que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) como média final de recuperação, ou seja, média de recuperação = (média semestre + nota de recuperação) x 0,5
 
Bibliografia
     
BENTO, J. O.; TANI, G.; DE SOUZA PETERSEN, R. D. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 
DE ROSE, D. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
DE ROSE JR, D. Esporte e atividade física na infância: e na adolescência. Artmed, 2009,
DE ROSE JR, D.; TRICOLI, V. Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri: Manole, 2005.
FERREIRA, A.E.X.; DE ROSE JR, D. Basquetebol técnicas e tática: uma abordagem didático pedagógica. EPU, 2003.
MENEZES, R.P. O ensino dos sistemas defensivos do handebol: considerações metodológicas acerca da categoria cadete. Pensar a Prática, v.13, p.1-16, 2010.
MENEZES, R.P.; BOFF, L.C.; FREIRE, V.D. Processo de ensino-aprendizagem-treinamento do sistema defensivo 3:3 no handebol diante de cruzamentos e trocas de postos específicos ofensivos. Arquivos em Movimento, 2015.
MENEZES, R.P.; FREIRE, V.D.; BOFF, L.C. Sistema defensivo 3:3 no handebol mediante o jogo do pivô: possibilidades pedagógicas. Conexões, v.12, p.69-90, 2014.
MENEZES, R.P.; MARQUES, R.F.R.; NUNOMURA, M. Ensino do handebol na categoria infantil: do mapeamento das variáveis à discussão da proposta pedagógica. Movimento, v.21, n.2, p.463-477, 2015.
MENEZES, R.P.; MORATO, M.P.; REIS, H.H.B. Análise do jogo de handebol na perspectiva de treinadores experientes: categorias de análise ofensivas. Revista da Educação Física/UEM, v.26, p.11-20, 2015
MENEZES, R.P.; REIS, H.H.B.; TOURINHO FILHO, H. Ensino-aprendizagem-treinamento dos elementos técnico-táticos defensivos individuais do handebol nas categorias infantil, cadete e juvenil. Movimento, v.21, p.261-273, 2015.
MENEZES, R.P. Das situações do jogo ao ensino das fixações no handebol. Motriz, v.17, p.39-47, 2011.
PAES, R.R.; MONTAGNER, P. C.; FERREIRA, H.B. Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Guanabara Koogan, 2009.TENROLLER, C. A. Handebol: Teoria e Prática. 2.ed. Sprint, 2005.
RICCI, G.S.; REIS, H.H.B.; MENEZES, R.P.; DECHECHI, C.J.; FERREIRA, C.R. Avaliação da aprendizagem do handebol por jovens entre 11 e 14 anos a partir do método situacional. Pensar a Prática, v.14, p.1-18, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0055

Clique para consultar o oferecimento para REF0055

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP