Apresentar e identificar os aspectos relevantes da dinâmica do basquetebol e do handebol ao longo do processo de ensino-aprendizagem-treinamento, como as regras e os elementos técnicos e táticos. Listar e definir os principais conteúdos (técnicos e técnico-táticos) que envolvem o basquetebol e o handebol. Formar um profissional crítico (leitura, escrita, postura nas aulas) e consequentemente formador de opinião.
Histórico e regras do basquetebol e do handebol. Ensino e treinamento dos elementos técnicos (fundamentos) e técnico-táticos (individuais e coletivos) ofensivos e defensivos do basquetebol e do handebol. Características e a aplicabilidade dos sistemas de jogo (ofensivos e defensivos) do basquetebol e do handebol nas diferentes etapas do processo de ensino-aprendizagem-treinamento.
1. Histórico e evolução do basquetebol e do handebol e seu desenvolvimento no Brasil; 2. As regras do basquetebol e do handebol e o desenvolvimento do jogo; 3. Iniciação esportiva ao basquetebol e ao handebol; 4. O processo de ensino-aprendizagem-treinamento do basquetebol e do handebol; 5. Os elementos técnicos do basquetebol e do handebol; 6. Os elementos técnico-táticos (individuais, grupais e coletivos) ofensivos e defensivos do basquetebol e do handebol; 7. Os sistemas de jogo ofensivos e defensivos do basquetebol e do handebol; 8. Capacidades físicas inerentes ao jogo de basquetebol e de handebol; 9. Planejamento em longo prazo no basquetebol e no handebol.
BENTO, J. O.; TANI, G.; DE SOUZA PETERSEN, R. D. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. DE ROSE, D. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. DE ROSE JR, D. Esporte e atividade física na infância: e na adolescência. Artmed, 2009, DE ROSE JR, D.; TRICOLI, V. Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri: Manole, 2005. FERREIRA, A.E.X.; DE ROSE JR, D. Basquetebol técnicas e tática: uma abordagem didático pedagógica. EPU, 2003. MENEZES, R.P. O ensino dos sistemas defensivos do handebol: considerações metodológicas acerca da categoria cadete. Pensar a Prática, v.13, p.1-16, 2010. MENEZES, R.P.; BOFF, L.C.; FREIRE, V.D. Processo de ensino-aprendizagem-treinamento do sistema defensivo 3:3 no handebol diante de cruzamentos e trocas de postos específicos ofensivos. Arquivos em Movimento, 2015. MENEZES, R.P.; FREIRE, V.D.; BOFF, L.C. Sistema defensivo 3:3 no handebol mediante o jogo do pivô: possibilidades pedagógicas. Conexões, v.12, p.69-90, 2014. MENEZES, R.P.; MARQUES, R.F.R.; NUNOMURA, M. Ensino do handebol na categoria infantil: do mapeamento das variáveis à discussão da proposta pedagógica. Movimento, v.21, n.2, p.463-477, 2015. MENEZES, R.P.; MORATO, M.P.; REIS, H.H.B. Análise do jogo de handebol na perspectiva de treinadores experientes: categorias de análise ofensivas. Revista da Educação Física/UEM, v.26, p.11-20, 2015 MENEZES, R.P.; REIS, H.H.B.; TOURINHO FILHO, H. Ensino-aprendizagem-treinamento dos elementos técnico-táticos defensivos individuais do handebol nas categorias infantil, cadete e juvenil. Movimento, v.21, p.261-273, 2015. MENEZES, R.P. Das situações do jogo ao ensino das fixações no handebol. Motriz, v.17, p.39-47, 2011. PAES, R.R.; MONTAGNER, P. C.; FERREIRA, H.B. Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Guanabara Koogan, 2009.TENROLLER, C. A. Handebol: Teoria e Prática. 2.ed. Sprint, 2005. RICCI, G.S.; REIS, H.H.B.; MENEZES, R.P.; DECHECHI, C.J.; FERREIRA, C.R. Avaliação da aprendizagem do handebol por jovens entre 11 e 14 anos a partir do método situacional. Pensar a Prática, v.14, p.1-18, 2011.