Oferecer conhecimentos básicos sobre administração e manutenção de conjuntos aquáticos. Estudar os princípios físicos que envolvem a permanência do corpo humano na água e suas variáveis. Analisar e identificar a mecânica dos gestos natatórios dos quatro nados competitivos, saídas e viradas. Estudar a fisiologia e os princípios mecânicos que envolvem a natação. Oferecer conhecimentos sobre a organização e direção de eventos competitivos em natação. Oferecer conhecimentos métodos existentes de ensino, progressões e exercícios na água, para os diferentes níveis de habilidade. Elaborar programas de aulas e treinamentos em diferentes níveis. Oferecer noções básicas do pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado.
Noções sobre os principais esportes aquáticos com ênfase na natação e seus aspectos, administrativos, abrangendo competições, regras, técnica dos nados, manutenção de conjuntos aquáticos, segurança em piscina e todos os demais elementos abrangendo o gerenciamento de atividades aquáticas. Elaboração de programas de atividades aquáticas e treinamento em diferentes níveis. Processo ensino-aprendizagem-treinamento dos quatro nados. Noções básicas do pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado.
01. Origem e conceitos básicos da natação.02. Administração de um conjunto aquático e princípios básicos do tratamento físico-químico das piscinas.03. Regras de higiene e segurança de um conjunto aquático.04. Processo ensino-aprendizagem-treinamento dos quatro nados 05. Conhecimentos básicos da hidrodinâmica na natação. 06. Aprendizagem motora e pedagogia de ensino na natação.07. Aspectos fisiológicos da atividade aquática.08. Avaliação aeróbia e anaeróbia nos esportes aquáticos.09. Biomecânica dos diferentes tipos de nados.10. Programas de atividades aquáticas em diferentes níveis: iniciação e alto rendimento.11. Noções básicas do pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado.
BASILONE NETTO, J. Natação: a didática moderna da aprendizagem. Grupo Palestra Sport, 1995. CATEAU, R.; GAROFF, G. O ensino da natação. Manole, 1990.COLWIN, C.M. Nadando para o século XXI. Manole, 2000. EMMETT H. Natação para condicionamento físico. 2. ed. Manole, 2009.GAROFF, G. O ensino da Natação. Manole, 1990.GUZMAN, R. Natação: exercícios de técnica para melhoria do nado. Manole, 2008.KERBEJ, F.C. Natação: algo mais que 4 estilos. Manole, 2002.LOBO DA COSTA, P. H. Natação e Atividades Aquáticas: subsídios para o ensino. Manole, 2009.MAGLISCHO, E.W. Nadando Ainda Mais Rápido. Manole, 1999.MAKARENKO, L.P. Natação. P. Alegre, Artmed, 2001.MANSOLDO, A.C. A iniciação dos 4 nados. Manole, 1996.PALMER, L. Mervyn. A ciência do ensino da natação. Manole, 1990.TARPINIAN, S. Natação: um guia ilustrado de aperfeiçoamento de técnicas e treinamento para nadadores. Global, 2007.THOMAS, D.G. Natação avançada: etapas para o sucesso. Manole, 1999.