Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0077 - Pedagogia da Educação Física e do Esporte II
Physical Education and Sport Pedagogy II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Geral do Curso:
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.

Gerais da Disciplina:
Capacitar o futuro profissional para planejar, gerenciar, executar e avaliar programas de práticas corporais e esportes coletivos em diferentes contextos. Desenvolver a capacidade de análise e crítica do aluno sobre os procedimentos, as atitudes e as responsabilidades pedagógicas de profissionais de Educação Física e Esporte no âmbito das práticas coletivas.

Específicos da Disciplina:
Compreender as diversas habilidades e competências pedagógicas necessárias ao exercício profissional na Educação Física e Esporte na orientação de práticas corporais coletivas em diferentes contextos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8470538 - Rafael Pombo Menezes
7844237 - Renato Francisco Rodrigues Marques
 
Programa Resumido
Fundamentos didáticos e pedagógicos na orientação de práticas corporais e esportivas coletivas. Intervenção do profissional no processo de Formação Esportiva em diferentes ambientes e contextos. Métodos de Ensino dos esportes coletivos. Competências Pedagógicas do profissional de Educação Física e Esporte no contexto das atividades coletivas.

No final do semestre o aluno deverá ser capaz de:

1. Identificar e caracterizar as diferentes etapas de formação esportiva e suas implicações pedagógicas – Iniciação, especialização e alto rendimento.
2. Identificar e aplicar os diferentes métodos de ensino ao longo do processo de ensino-aprendizagem-treinamento de práticas corporais coletivas.
3. Apresentar capacidade de reflexão crítica sobre aspectos socioculturais que envolvem a formação esportiva – participação de diferentes agentes sociais, como pais, treinadores, colegas, especialização epsortiva precoce, seleção de talentos.
4. Organizar processos didático-pedagógicos que envolvam práticas corporais coletivas.
 
 
 
Programa
1. O jogo como conteúdo da cultura de movimento
2. Formas de manifestação do esporte
3. Processo de formação esportiva em longo prazo
4. Implicações pedagógicas e formação esportiva: iniciação, especialização, investimento, alto rendimento e especialização precoce
5. Implicações pedagógicas e participação de pais na prática esportiva
6. Processos de organização didático-pedagógica em práticas corporais coletivas
7. Métodos de ensino dos esportes coletivos
8. Vivências práticas em processos didático-pedagógicos de práticas corporais coletivas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e práticas; documantários; leitura e discussão de textos; seminários.
Critério
a) Uma avaliação dissertativa, para a qual será atribuída uma nota entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez);
b) Avaliação prática, no final do semestre, do desenvolvimento e aplicação de uma proposta de ensino. Esta avaliação será composta por duas notas: a) aplicação da proposta; b) fundamentação teórica utilizada para o desenvolvimento da aula. Para cada uma dessas será atribuída uma nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

A nota final do aluno será constituída pela média aritmética das três avaliações apontadas anteriormente.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de uma avaliação escrita de valor 10,0. A nota obtida neste momento será somada com a média final do aluno, sendo este produto divido por 2 – (Média final + Nota recuperação)*0,5 = Média da recuperação.
O processo de recuperação respeitará as normativas vigentes da PRG-USP.
 
Bibliografia
     
ARAÚJO, D. O desenvolvimento da competência táctica no desporto: o papel dos constrangimentos no comportamento decisional. Motriz, v.15, n.3, p.537-540, 2009.
ARENA, S.S.; BÖHME, M.T.S. Programas de Iniciação e Formação Esportiva na Grande São Paulo. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v.14, n.2, p.184-195, 2000.
BARBANTI, V. J.; TRICOLI, V. A formação do esportista. In: GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, G. Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: Editora UFRGS, p. 199-216, 2004.
CAMPBELL, S. A função do treinador no desenvolvimento do jovem atleta. Treino Desportivo, ano I, n.3, 3a série, p.31-36, 1998.
CORRÊA, U.C.; SILVA, A.S.; PAROLI, R. Efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futebol de salão. Motriz, v.10, n.2, p.79-88, 2004.
DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2002. Cap.1, 3, 5, 6, 7 e 9.
GARGANTA, J. O ensino dos jogos desportivos. Centro de Estudos dos Jogos Desportivos: Universidade do Porto, 1998.
MARQUES, A. Que competições para os jovens desportistas? In: António, P. et al. Actividade Física e Desporto: fundamentos e contextos. Universidade Pedagógica de Moçambique, p.317-321, 2003.
MENEZES, R.P.; MARQUES, R.F.R.; NUNOMURA, M. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v.20, n.1, p.351-373, 2014.
MESQUITA, I.M.R.; PEREIRA, F.R.M.; GRAÇA, A.B.S. Modelos de ensino dos jogos desportivos: investigação e ilações para a prática. Motriz, v.15, n.4, p.944-954, 2009.
NUNOMURA, M.; CARRARA, P.D.S.; TSUKAMOTO, M.H.C. Ginástica Artística e Especialização Precoce: cedo demais para especializar, tarde demais para ser campeão. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.24, n.3, p.305-14, 2010.
PAES, R.R.; BALBINO, H.F. Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
REVERDITO, R.S.; SCAGLIA, A.J. A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Motriz, v.13, n.1, p.51-63, 2007.
SADI, R.S.; COSTA, J.C.; SACCO, B.T. Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações. Pensar a Prática, v.11, n.1, p.17-26, 2008.
SCHEMBRI, G. O Desporto Juvenil na Austrália: possíveis ligações à alta competição. Seminário Internacional Treino de Jovens “melhores treinadores para uma melhor prática”. Lisboa, p.5-14, 2001.
SILVA, F.S.; FERNANDES, L.; CELANI, F.O. Desporto de crianças e jovens – um estudo sobre as idades de iniciação. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.1, n.2, p.45-53, 2001.
SILVA, M.V.; GRECO, P.J. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.23, n.3, p.297-307, 2009.
TURNER, A., & MARTINEK, T.J. Teaching for understanding: a model for improving decision making during game play. Quest, v.47, n.1, p.44-63, 1995.
VILANI, L.H.P.; SAMULSKI, D.M. Família e Esporte: uma revisão sobre a influência dos pais na carreira esportiva de crianças e adolescentes. IN: SILAMI GARCIA, S.; LEMOS, K.L.M. Temas Atuais VII: Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Editora Health, 2002, p.09-26.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0077

Clique para consultar o oferecimento para REF0077

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP